Uma semana após a abertura das atividades econômicas e sociais sem limite de horário e ocupação, empresários de Araraquara começam a sentir que os quatro últimos meses do ano serão melhores para o setor de comércio em geral.
Além da normalização dos horários de funcionamento sem restrição, o avanço da vacinação tem deixado as pessoas as pessoas mais confiantes para sair de casa, o que tem um impacto direto no aumento da frequência de setores ligados à alimentação.
Felipe Santilho tem uma sorveteria na região do Lupo, a Nativus Sorvetes e Açaí. O negócio ia bem até que veio a pandemia e ele teve de se reinventar, focando seu negócio na entrega para manter o fluxo no caixa e não ter que baixar as portas.
Agora, mesmo com o retorno presencial dos clientes, o serviço de entrega em domicílio será mantido e a expectativa é de aumento nas vendas. “A gente acredita numa melhora bem considerável com a reabertura total. Durante toda a pandemia, a gente apostou muito no delivery, o que foi bom, pois ajudou a manter o negócio andando, e agora vai ser um algo a mais nas vendas, já que vamos seguir com as entregas também”, avalia Santilho.
Marcos Rei, proprietário do Res Pública Blues Bar, abriu seu estabelecimento em agosto de 2020, durante a pandemia. O local, que além de oferecer lanches, porções e bebidas, também é um espaço para apresentação de músicos e bandas, enfrentou muita dificuldade nos primeiros meses de funcionamento. “Fechamos durante as fases laranja, vermelha, transição e lockdown”, conta Reis.
Como grande parte dos donos de bares, lanchonetes e restaurantes, Reis enfrentou muitas dificuldades para conseguir manter seu estabelecimento em atividade. “A redução nas receitas levou à interrupção nos investimentos e contratação de colaboradores”, acrescenta.
Para os próximos meses, ele está otimista em relação à economia. “Estamos esperançosos de que a pandemia vai recuar diante da aceleração da vacinação. Isso possibilitará a retomada do negócio da forma integral”, finaliza.