Pirulitos e marshmallows que pintam a língua, embalagens com monstros divertidos e gelatinas em formato de dentaduras de vampiro são exemplos de produtos temáticos que a indústria brasileira de Balas & Gomas preparou para aproveitar o período de Halloween 2019, dentro e fora do Brasil. Os produtos tradicionais também têm saída relevante nesta época do ano.
“As indústrias do setor costumam se preparar para a data com antecedência de até seis meses, dado que o Halloween tem bastante apelo ao redor do mundo e as exportações possuem papel de destaque para este segmento”, afirma Ubiracy Fonsêca, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).
Em 2018, o setor de Balas & Gomas produziu 278 mil toneladas e registrou 12% de aumento nas exportações, que totalizaram 88 mil toneladas. O Brasil exporta Balas & Gomas para 137 países, sendo os Estados Unidos o principal destino.
“Apesar de ser uma data com origem estrangeira, os brasileiros já incorporaram o Halloween no calendário, o que também contribui para a penetração dos produtos da categoria de Balas & Gomas nesta data sazonal no Brasil”, afirma. “As indústrias costumam fazer os lançamentos em agosto, mas o maior volume de vendas no mercado nacional costuma acontecer em outubro, em função da proximidade da data”, completa.
CONSUMO
Dados da pesquisa Conecta, contratada pela Abicab em 2016, revelam que a maior parte dos brasileiros (55%) consomem Balas & Gomas entre três e cinco vezes por semana. O tipo consumido com mais frequência é a pastilha (40%), mas o preferido é o caramelo/toffee (69%). Já os sabores favoritos são os de fruta (37%) e o de menta/hortelã (34%).
MERCADO
Segundo a Euromonitor, o Brasil é o 6º país em volume de vendas de Balas & Gomas no mundo, com estimativa de faturamento de R$ 13,1 bilhões em 2018. De acordo com a Abicab, a indústria nacional gera 20 mil empregos diretos.