Início Destaques

Urgente: Momento da pandemia no município é crítico, diz boletim da Saúde

Levando em conta que as decisões sobre o avanço ou retrocesso da flexibilização das atividades econômicas do município são tomadas com base no acompanhamento diário da evolução do Coronavírus, incluindo avanço do número de casos e avaliação da capacidade hospitalar, o Comitê de Contingência antecipa que medidas mais drásticas para conter o avanço da pandemia sejam adotadas.

1699
Atualmente, os 645 municípios têm pelo menos uma pessoa infectada, sendo 544 com um ou mais óbitos

Logo após reunião realizada nesta segunda-feira (10), o Comitê de Contingência do Coronavírus divulgou novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19 em Araraquara. Uma delas é de apreensão, segundo a secretária municipal de Saúde Eliana Honain.

“O Comitê avalia que o momento da pandemia no município e região é crítico, com número acentuado de novos casos registrados diariamente, muitos com complicações”, antecipou a secretária que diariamente assina o boletim.

Segundo ela, essa situação exige o endurecimento das medidas de contenção do Coronavírus, muitas delas já em vigor com a publicação do decreto municipal que estendeu a quarentena no município até dia 19 de agosto.

Eliana Honain lembrou que  por decisão do Comitê, as academias devem continuar seguindo rigorosamente os protocolos sanitários estipulados pelo decreto municipal. Argumentou ainda que está proibida a realização de aulas e atividades, sejam individuais ou coletivas, particulares, em associações, clubes, entidades, etc.

No fechamento do boletim, Eliana explica que “continuam revogadas as autorizações e os deferimentos de protocolos outorgados pelo Comitê para aulas não reguladas. No entanto, no decorrer da semana, a depender da evolução da doença no município, os protocolos serão reavaliados e novas decisões serão tomadas.”

O Comitê reforça também que todas as decisões a respeito do avanço ou do retrocesso da flexibilização das atividades econômicas do município são tomadas com base no acompanhamento diário da evolução do Coronavírus, incluindo avanço do número de casos e avaliação da capacidade hospitalar.