Início Destaques

Nesta sexta-feira isolamento ‘despencou’ em Araraquara – 39%

Com apenas 39% de isolamento social nesta sexta-feira, Araraquara encontra dificuldades em liberar atividades não essenciais na semana que começa

84
Rua Nove de Julho, em Araraquara, neste domingo

Se hoje fosse 30 de maio e Araraquara tivesse 39% de isolamento social, fatalmente suas atividades comerciais não seriam retomadas. Para quebrar este impedimento o governador de São Paulo, João Doria, teria que mudar de ideia pois prometeu recentemente que – município que não atingir o estabelecido de 50% terá que manter o comércio não essencial fechado.

Como a semana foi fechada na sexta-feira com apenas 39% e durante os outros quatro dias foi mantida uma média de 40% pode ser que a pressão exercida pelas entidades que cuidam dos setores comerciais e serviços sobre o prefeito Edinho Silva e o próprio governador João Doria, não surta o efeito esperado.

Há casos ainda de comerciantes, dado o desespero por conta do fechamento da maior parte do nosso comércio que são os lojistas não essenciais, como confecções, eletroeletrônicos, bares, restaurantes e outros, têm se arriscado em comercializar produtos às escondidas, ainda que exista o drive-tru. Há comércio atendendo pela porta do fundo, tamanho é o prejuízo da paralisação.

Esse drama tem provocado a saída dos empresários e funcionários das suas casas, daí o índice do baixo isolamento social controlado pela movimentação dos aparelhos celulares, estar neste patamar de 39% na sexta-feira. Aguarda-se a publicação de uma nova média ainda neste domingo para ver o que mudou o sábado na vida das pessoas.

Controle do índice de isolamento social nesta sexta-feira