Home Economia

Nestlé Araras investe em ensino de Libras para ter ambiente de trabalho ainda mais inclusivo

No Brasil, a companhia conta com 320 pessoas colaboradoras com deficiência auditiva e destaca a importância da iniciativa para promover uma cultura diversa

48
Fábrica Nestlé em Araras, 127 km de Araraquara

Pensando em facilitar a comunicação entre todas as pessoas e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e acolhedor, a Nestlé está oferecendo ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos colaboradores e colaboradoras de sua fábrica localizada em Araras, no interior de São Paulo.

A ideia surgiu em meio a discussões e diálogos de diversidade voltados para tornar a unidade mais inclusiva. Para colocar a ideia em prática, a empresa contratou um professor especializado para ministrar o curso que tem cinco meses de duração, com um total de 50 horas. Após a conclusão, é possível alcançar um nível que vai do básico ao intermediário e realizar interações no dia a dia. Em 2022, foram abertas 20 vagas, e a turma de 2023 tem 25 alunos. A ideia é que a unidade forme duas turmas por ano em um programa perene.

Hoje, a Nestlé conta com mais de 320 pessoas colaboradoras com algum tipo de deficiência auditiva em todo Brasil. “Ao promover a aprendizagem de Libras, a Nestlé impulsiona uma comunicação mais eficiente com pessoas surdas ou com algum grau de deficiência auditiva, contribuindo, assim, para melhorar a interação e o trabalho em equipe e criar um ambiente mais acolhedor e diversificado”, comenta Aline Vigano, Gerente de RH da Fábrica da Nestlé de Araras.

Essa não é a primeira vez que a companhia se inspira em pessoas colaboradoras com deficiência auditiva para realizar projetos. Em 2022, a Nestlé lançou uma edição especial do biscoito Passatempo com ilustrações do alfabeto de Libras, como ferramenta de aprendizado e inclusão. Já a fábrica da Garoto em Vila Velha (ES), possui um trabalho estruturado há mais de dez anos que inclui uma tradutora na equipe interna e parceria com uma empresa de tradução e interpretação, além de realizar treinamentos e comunicações internas adaptados para a linguagem brasileira de sinais.

A Nestlé tem vagas abertas para pessoas com deficiência em diversas unidades. Quem se interessar pode se candidatar por meio da área de Carreiras de seu site – https://www.nestle.com.br/jobs/search-jobs?keyword=defici%C3%AAncia&country=