Home Economia

Nova diretoria do SinHoRes toma posse para gestão que vai até 2028

Empresário José Carlos Pascoal Cardozo voltou a assumir a presidência do sindicato que tem uma história atuante de 41 anos

35
Solenidade de posse de José Carlos Cardozo

Na noite desta segunda-feira (28), a sede do Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares da Região de Araraquara (SinHoRes) sediou a reunião e assembleia de posse da nova diretoria, que tem o mandato de cinco anos (2023-2028). O empresário José Carlos Pascoal Cardozo, que já foi presidente por vários mandatos e atuou como tesoureiro na última gestão, voltou à presidência do sindicato após vencer as eleições realizadas no dia 31 de julho. Até então, o SinHoRes vinha sendo presidido interinamente por Wiliam Molina Gil, que foi eleito vice-presidente para a gestão atual.

O secretário de Governo, Donizete Simioni, que representou a Prefeitura na solenidade, destacou a relevância do sindicato. “Ressalto a importância do SinHoRes para a cidade de Araraquara, visto que o setor de bares, hotéis, restaurantes e similares foi um dos setores que mais sofreram nos anos de pandemia, tiveram que se reinventar e mesmo assim foram parceiros da Prefeitura nos momentos mais difíceis. Parabenizo a nova diretoria que toma posse e desejo sucesso. A cidade de Araraquara vive um grande e novo momento com a chegada do Consórcio Nova Fonte Luminosa, que vai elevar o potencial de turismo e eventos na cidade, o que vai melhorar a economia local e principalmente do setor”, avaliou.

Manoel Araújo Sobrinho, presidente da Morada do Sol, Eventos e Participações SA, compõe o conselho fiscal da nova diretoria e prevê um mandato repleto de desafios. “Nós sempre falamos que o SinHoRes representa uma categoria importante do trade turístico e que neste momento de Araraquara terá um papel mais singular pois, é a porta de entrada do turista na cidade e a qualidade dos serviços do município é, primeiramente medida no atendimento que as  empresas do setor de hotéis, bares e restaurantes, dispensa aos turistas quando aqui eles chegam, se hospedam e consomem nos nossos estabelecimentos. Trata-se de um momento importante em que Araraquara acaba de assinar o contrato de concessão do Complexo de Eventos de Araraquara com o Consórcio Nova Fonte Luminosa e com esta ação, a cidade  vai receber investimentos vultuosos no Complexo de Eventos, aumentando sua atratividade, captando para a cidade muito mais eventos além dos já atraía, agora num outro volume, qualidade diversidade, trazendo grandes eventos do País e do Estado, o que impactará muito toda a cadeia turística de Araraquara e da nossa microrregião. Portanto, dialogar e estar no SinHoRes, e o SinHoRes estar atento a esse movimento, é permitir que o setor possa também crescer com esse momento”, comentou.

Manoel aponta que a cidade sempre buscou fomentar o turismo com o complexo que envolve a Arena da Fonte Luminosa, o Cear e o Gigantão, com diversos jogos jurídicos, atividades esportivas, feiras, eventos e shows, e agora a cidade entrará em um novo ciclo de desenvolvimento turístico. “Nesse momento, o trade turístico, em especial o setor de bares, hotéis e restaurantes, tem que estar preparado para atender e acolher bem o turista, porque é a partir do turista que chega com o turismo de eventos, shows e negócios, que nós poderemos distribuir a riqueza, a renda e o trabalho, gerando novos postos de trabalho através desse setor e dos diversos outros setores que compõem o trade. Este é o setor de frente do turismo, mas Araraquara tem sempre que ter consciência de que o setor de turismo e eventos impacta 70 atividades econômicas, como padarias e todas as atividades de serviços”, salientou.

O presidente da Morada do Sol, Eventos e Participações lembra da força que possui o sindicato na cidade. “O SinHoRes é uma entidade forte, uma entidade organizada, uma entidade que está presente na vida araraquarense há 41 anos, liderando o setor de hotéis, bares e restaurantes, e terá um papel fundamental junto com o Comtur, junto com a Prefeitura, através da unidade de turismo da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, junto com os grandes empreendimentos do setor, para poder fazer a integração, a interação, o fomento e de fato redistribuir, de fato criar a sinergia e a conectividade nesse universo que vai promover os novos empregos, que vai promover um aumento e um incremento dos empregos e da renda no município de Araraquara e de toda região. Por isso que temos a certeza de que o Sinhores terá um papel fundamental, como já teve nas últimas quatro décadas e terá no futuro, neste momento virtuoso que Araraquara vive com o anúncio do investimento que terá no complexo da Nova Fonte Luminosa, na Arena, no Cear e no Gigantão, criando um dos maiores complexos de eventos e negócios do interior paulista. Por isso, damos os parabéns e cumprimentamos a nova diretoria efusivamente, desejando sucesso na gestão”, conclui Manoel.
Nova diretoria

A nova diretoria do SinHoRes é composta por José Carlos Pascoal Cardozo (presidente); William Jorge Molina (vice-presidente); Eduardo Aguiar Faria, Diogo Barzaghi de Mattos, Luiz Amadeu Sadalla, Alexandre Alvarez Cruz (secretários); Eduardo Salin Haddad, Sergio Aparecido Truzzi e Gustavo Oliveira Silva (tesoureiros); Noni, Ivan e Fabiana Flório (suplentes); Solange Tanache e Fernanda Junquete (diretores sociais); José Aparecido da Silva, Manoel de Araújo Sobrinho e
Claudionor Basso (conselho fiscal); Juliano Karan, Alberto Sadalla e Odilo Lautenschlager (suplentes).

O SINHORES

No início da década de 1970, empresários do setor de hospedagem e gastronomia resolveram dar início à criação de uma associação profissional dos hotéis e similares de Araraquara.

Conforme edital de convocação publicado em 25 de maio de 1971, foram convocados por uma comissão organizadora, para uma assembleia no dia 27 de março de 1971 presidida pelo hoteleiro Vicente Michetti, e foi constituída a diretoria provisória da Associação Profissional dos Hotéis e Similares de Araraquara (APHSA). Em junho do mesmo ano, foi realizada a assembleia para a aprovação do estatuto e eleição da primeira diretoria.
Em 1982, Vicente Michetti, Aparecido Dahab e empresários da época transformaram a associação em um sindicato, que levou o nome de Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares da Região de Araraquara (SinHoRes). Com o passar do tempo, o SinHoRes ganhou força e hoje atua em 23 cidades da região.