Início Educação

Licenciatura em Química discute desafios de lecionar na pandemia

Alunos do câmpus de Araraquara organizam evento online nos dias 1 e 2 de julho

139
O evento ocorrerá nos dias 1 e 2 de julho, com início às 19h, terá duração de duas horas

Desde sua criação, em 2003, o Evento de Educação em Química (EVEQ) é um evento organizado pelos alunos do curso de licenciatura voltado para a formação de professores e pesquisadores do ensino de Química. Nesse contexto de pandemia e distanciamento social, as aulas presenciais foram suspensas desde meados de março e até que a Portaria D-IQAr n° 35/2020 determinou a retomada do ensino remoto a partir de julho, de acordo com a anuência dos discentes. Por tratar-se de uma situação completamente inusitada, os alunos que aderirem ao ensino online terão de se adaptar às novas circunstâncias e enfrentar os inúmeros desafios que educação não presencial apresenta.

Diante dessa situação, torna-se fundamental nesse momento discussões que articulem o cenário atual e questões pertinentes à pesquisa, experiências e vivências no ensino de Química em tempos de pandemia e distanciamento social. Para isso, a comissão do EVEQ, cada vez mais inquieta e angustiada com o futuro incerto que nos espera, organizou um evento online denominado “Pré-EVEQ: ensino e pesquisa em tempos de pandemia”, com a proposta de abrir um espaço para discussões, relatos de experiências, vivências, resistências e desafios no que diz respeito à adoção do ensino remoto, ao posicionamento das universidades e também temas pertinentes a estágio, aulas teóricas e práticas e adaptações para a pesquisa no ensino de Química diante de uma pandemia.

O evento ocorrerá nos dias 1 e 2 de julho, com início às 19h, terá duração de duas horas e contará com a participação de professores e pesquisadores da área de diferentes universidades para fomentar a discussão em uma mesa-redonda intitulada “Experiências e resistências frente a adoção do ensino online” e em uma roda de conversa virtual intitulada “TCC no ensino de química: adaptações para a pesquisa em tempos de distanciamento social”, que ocorrerão pela plataforma do Google Meet. O evento será aberto para o público em geral e haverá a emissão de certificado para os participantes.