Início Esporte

Brasil derrota Argentina e vai à final da Copa América

81
Seleção aguarda o vencedor da outra semifinal, entre Chile e Peru - Crédito: Lucas Figueiredo / CBF

Com gols de Gabriel Jesus e Roberto Firmino, o Brasil venceu a Argentina, por 2 a 0, no Mineirão e está na final da Copa América. A seleção do técnico Tite volta para a decisão do principal torneio sul-americana após 12 anos e aguarda o vencedor da semifinal entre Chile e Peru, que se enfrentam na quarta-feira (3), às 21h30, na Arena do Grêmio.

Oito vezes campeão, o Brasil não disputava a final da Copa América desde 2007, quando venceu a mesma Argentina por 3 a 0. Já os ‘hermanos’ continuam na seca histórica de 26 anos sem nenhuma conquista. A vitória no Mineirão também selou o bom momento defensivo da Seleção Brasileira, que ainda não sofreu nenhum gol na competição.

O jogo começou nervoso no Mineirão, mas foi o Brasil quem criou a primeira grande oportunidade. Firmino pressionou a saída de bola da Argentina, Foyth errou e ela caiu no pés de Coutinho, que mandou um lançamento preciso para Gabriel Jesus. O atacante poderia sair frente a frente com o goleiro aos 16 minutos, mas perdeu o tempo da bola, tentou cortar a marcação e acabou desarmado.

Mas o gol brasileiro não demorou muito para sair. Aos 18 minutos, Daniel Alves fez uma linda jogada pela direita, deu um chapéu em Acuña, cortou a marcação de Paredes e soltou com Firmino pela ponta. O atacante levantou a cabeça e cruzou rasteiro para o meio da pequena área. Gabriel Jesus, sem marcação, teve o trabalho de apenas escorar para o fundo das redes.

A resposta da Argentina veio aos 29 minutos, em cobrança de falta de Lionel Messi. O craque cruzou na medida para Aguero, que subiu sozinho e testou firme. A bola bateu no travessão de Alisson e ficou viva dentro da pequena área, mas a marcação conseguiu afastar. No final, aos 41, Alex Sandro acionou Éverton pela esquerda, que entrou na grande área e tentou o drible, mas acabou desarmado.

No segundo tempo a Argentina voltou muito mais agressiva. Com quatro minutos, Aguero pegou pela esquerda, soltou para o meio e Lautaro Marínez bateu de primeira, mas Alisson defendeu. Depois, com seis, De Paul mandou finalização por cima do gol. Depois, aos 11, Messi bateu com força e acertou a trave brasileira. No rebote, o camis 10 cruzou rasteiro para a pequena área e ninguém conseguiu completar.

Mais tarde, com 20 minutos, a Argentina teve a chance de ouro para buscar o empate. Praticamente na linha da grande área, pelo lado esquerdo, Messi cobrou no ângulo de Alisson, mas o goleiro conseguiu encaixar a cobrança.

O segundo gol brasileiro saiu em mais uma linda jogada individual de Gabriel Jesus, que recebeu na intermediária defensiva, dominou no peito, adiantou a bola, mas ganhou na dividida e saiu em velocidade. Na corrida, ganhou de Otamendi, cortou outro defensor e cruzou nos pés de Roberto Firmino, que acompanhou toda a jogada e apenas empurrou para as redes, aos 25 minutos.

O Brasil joga a final da Copa América no Maracanã no próximo domingo (7), às 17h, contra o vencedor de Chile e Peru, que jogam na quarta-feira (3), às 21h30. Já a Argentina tem a decisão de terceiro e quarto lugar na Arena Corinthians, em São Paulo, no sábado (6), às 16h.

Com informações da FPF