Home Esporte

Contra homofobia, Ferroviária foi única do estado a se manifestar

64
afehomofobia

 afehomofobiaNo dia 17, Ferroviária foi a única de SP a se manifestar contra a homofobia

Dia 17 de maio foi celebrado o Dia Internacional Contra a Homofobia, data na qual foi escolhida por causa da exclusão da homossexualidade pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1990.

Pelo lado futebolístico, de acordo com o levantamento feito pelo Blog do Torcedor, do portal UOL, dos 60 clubes que estão nas séries A, B e C do Brasileirão, apenas cinco lembraram da data, que destaca a luta contra a homofobia.

Bahia, Internacional, Vasco, Grêmio e Remo foram os únicos clubes que fizeram publicações em suas redes sociais se solidarizando e apoiando a causa. Além deles, a Ferroviária se manifestou, sendo o único do clube do estado de São Paulo a erguer a bandeira. Nem os grandes clubes da capital se manifestaram sobre o assunto.

ESTATÍSTICAS

Além disso, o blog levantou estatísticas feitas pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) sobre os casos de pessoas que foram mortas por crimes motivados pela homofobia.

“Um levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) apontou que, no ano de 2017, 445 pessoas LGBTs foram mortas em crimes motivados por homofobia, representando uma vítima a cada 19 horas. No número, 194 eram gays, 191 eram pessoas trans, 43 eram lésbicas e cinco eram bissexuais. A maioria dos casos aconteceu em vias públicas, com 56% crimes. Já 37% das vítimas estavam em casa quando foram assassinadas.

A lista de 2017 ainda traz o estado de Pernambuco como o 6º com maior número de crimes de ódio contra a população LGBT, contabilizando 27 casos. A região Norte teve a maior média de casos, com 3,23 por milhão de habitantes, seguido por Centro-Oeste e Nordeste.”