Home Esporte

Ferroviária, São Caetano e XV são os invictos da Copa Paulista

244
Locomotiva é a única com 100% de aproveitamento - Crédito: Jonatan Dutra / Ferroviária S/A

A primeira fase da Copa Paulista 2019 teve seu primeiro turno encerrado nesta segunda-feira (22). Após cinco jogos de cada equipe, a Ferroviária, finalista nas últimas três edições, mostrou que mais uma vez pode ser considerada uma das favoritas. Quem também mostra força neste início é o São Caetano, melhor ataque até o momento.

Eliminada da Série D do Campeonato Brasileiro nas oitavas de final, a Ferroviária mostrou sua força em busca da quarta final consecutiva. O time de Araraquara venceu todos os seus adversários do Grupo 1 e detém a melhor campanha até o momento.

Na cola do time grená está o São Caetano. Pelo Grupo 4, o time do ABC venceu quatro dos seus jogos e empatou um. Além dos dois, apenas o XV de Piracicaba mantém a invencibilidade no torneio após três vitórias e dois empates.

Os 100% de aproveitamento da Ferroviária pode ser explicado pelo desempenho ofensivo. O time foi vazado apenas uma vez nos cinco jogos que realizou. O São Caetano tomou dois gols, mas em compensação balançou as redes 11 vezes, tendo média de 2,20 gols por partida, maior que a própria média do campeonato, que é de 1,97 com 118 gols marcados em 60 jogos.

Jogar dentro de casa também não vem sendo diferencial na competição. Os mandantes venceram apenas 25 partidas (41,6%%), enquanto os visitantes triunfaram 22 vezes (36,7%). As vitórias pela diferença mínima de gols também ditam o ritmo neste início do torneio tendo acontecido 20 vezes (12 para o time da casa e 8 para o time de fora).

Jovens comandam artilharia
Dois jovens atletas de 22 anos lideram a artilharia neste início de Copa Paulista. Do melhor ataque da competição, destaque para o atacante Gleyson. Ele marcou cinco vezes, assim como Bill, do Mirassol.

A curiosidade é que ambos já foram artilheiros em 2018. Gleyson foi o destaque da Segunda Divisão Sub-23 pelo Comercial, enquanto Bill foi quem mais marcou no Paulistão A3 da última temporada com a camisa do Capivariano.

Com quatro gols, Felype Hebert, da Ferroviária, vem na sequência da artilharia. Ele também tem 22 anos de idade. Com passagem pela base do São Paulo, ele tem sua primeira experiência no futebol paulista em nível profissional.