Home Esporte

Finais do Campeonato Municipal Sub-11, Sub-13 e Sub-15 acontecem neste sábado (19)

Arena da Fonte Luminosa recebe jogos decisivos a partir das 8h, com entrada gratuita para o público

75
Crédito: Tetê Viviani

Neste sábado (19), a partir das 8h, a Arena da Fonte Luminosa será palco das partidas que definirão os campeões das categorias sub-11, sub-13 e sub-15 do Campeonato Municipal de Futebol “José Ricardo de Freitas (Zé Lemão), competição promovida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

As emoções terão início com o duelo entre Espaço Criança e Olímpico pela final do sub-11. Na sequência, Aliança e Espaço Criança fazem a decisão do sub-13 e, em seguida, será disputada a final do sub-15 entre Olímpico e Invictus. A entrada é gratuita para o público.

A competição, que antes era realizada pelas ligas de futebol de Araraquara, conta pela primeira vez com a organização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. Ela teve início em agosto e contou com jogos no campo do Centro de Esportes e Lazer “Carlos Guilherme Eduardo Fischer”, no Jardim Nova Época, e no Estádio Municipal “Dr. Luiz Bento Palamone” (Acco/Dente de Leite), na Vila Xavier.

Ao todo, a competição foi composta por 26 equipes, sendo seis times na categoria sub-11 (Aliança, Espaço Criança, Invictus A, Invictus B, Meninos da Praça e Sport Olímpico), oito no sub-13 (Aliança, Espaço Criança, Estrela A, Grêmio Molina, Invictus A, Invictus B, Meninos da Praça e Sport Olímpico) e nove no sub-15 (Aliança, Estrela A, Estrela B, Grêmio Molina, Invictus, Meninos da Praça, São José e Sport Olímpico). Primeiro e segundo colocados de cada categoria receberão troféus e medalhas. Cada equipe pôde inscrever até 25 atletas, o que fez com que aproximadamente 650 atletas se envolveram na disputa, inclusive com a integração de meninas entre eles.

Homenageado

O homenageado com o nome do campeonato, José Ricardo de Freitas, o Zé Lemão, foi um dos ícones do futebol amador de Araraquara. O treinador sempre teve sua história ligada ao time de futebol amador do Colorado e foi responsável por revelar uma grande quantidade de jogadores, como Careca, PC de Oliveira e Marinho Rã.

Zé Lemão nasceu no dia 27 de março de 1945, em Matão. Quando tinha apenas um ano de idade, seus pais se separaram e sua mãe veio com ele para Araraquara, onde passou a residir no bairro do Carmo. Como toda criança, ele se apaixonou pelo futebol e sonhou em ser jogador profissional, mas desistiu por não levar tanto jeito com a bola nos pés.

Trabalhou como entregador de fotografias, entregador de pães, atendente no Bar da Estação e também como cobrador na Companhia Tróleibus Araraquara (CTA). Paralelamente, colaborava com o esporte amador da cidade, o que o levou a trabalhar nos clubes Araraquarense (por 18 anos) e 22 de Agosto (por 8 anos). Também escreveu colunas de esporte e polícia para o extinto jornal Diário da Araraquarense.

Após sua aposentadoria, decidiu se dedicar exclusivamente ao Colorado, além de atuar na função de diretor de categorias menores da Liga Araraquarense de Futebol (LAF), da Liga Araraquarense de Futebol de Salão (LAFS) e da Lefemara (Liga Esportiva de Futebol e Eventos do Município de Araraquara).

Zé Lemão faleceu em 2015, aos 69 anos, deixando um filho, Cristiano, e uma irmã, Rosa Maria. Sua importância no esporte é lembrada a cada ano pelos ex-jogadores que atuaram em sua equipe, que se unem no chamado Encontro entre Amigos do Colorado e do Atlas — time que foi criado por Armando Clemente, outro responsável por revelar atletas da cidade.