
Os clubes do estado de São Paulo estão liberadores para retornarem aos treinamentos. Na noite desta terça-feira, o Comitê de Contingência do coronavírus deu aval para que as equipes possam retomar gradualmente as atividades. O governador João Dória (PSDB) deve oficializar o pedido nesta quarta-feira.
Na semana passada, a Federação Paulista de Futebol e os clubes que disputam o Paulistão protocolaram o pedido, onde incluem testagens em atletas e funcionários, além de toda a higienização para treinos individuais ao ar livre e também de pequenos grupos.
Até a próxima segunda-feira, boa parte dos times devem iniciar a retomada aos treinamentos, já que boa parte dos atletas não estão na cidade sediada pelo clube. Com isso, passarão por testes de COVID-19 e dentro de 48 ou 72 horas, devem ser liberados ou não para as atividades.
Por enquanto não foi cogitada a volta do futebol no estado. A tendência é que após a retomada das atividades, os clubes iniciem a sua pré-temporada de, no mínimo, 20 dias para retomem o ideal da parte física.
Confira o protocolo que será adotado pelos clubes:
– Todos os envolvidos nos treinamentos (atletas, comissão técnica e demais profissionais) serão testados antes do início das atividades e a cada mudança de fase de treinos;
– É obrigatório o uso de máscaras a todos, exceto aos atletas apenas durante as atividades físicas;
– Haverá processo constante de educação e reforço sobre as medidas de prevenção à doença a todos os profissionais;
– A retomada dos treinos respeitará as recomendações de distanciamento físico, iniciando com trabalhos individuais, ao ar livre;
– Profissionais deverão ter equipamentos de hidratação individuais;
– Todos envolvidos nos treinamentos deverão manter a rotina apenas de casa-treino-casa, mantendo mantendo o isolamento social como premissa.
Com informações do UOL