Início Esporte

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio são adiados para 2021

Em reunião, presidente do COI e primeiro-ministro do Japão determinam o adiamento dos Jogos pela primeira vez na história

13
Crédito: Athit Perawongmetha/Reuters

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio foram oficialmente adiados e não acontecerão este ano por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Em reunião realizada pelo presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzu Abe, ficou decidido que as competições serão realizadas em 2021, ainda sem data definida.

Esta é a primeira vez na história que os Jogos são adiados. Em comunicado emitido pelo COI, o aumento de infectados pelo novo coronavírus e a saúde dos atletas foram determinantes para que a mudança fosse feita.

“Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o Presidente do COI e o Primeiro-Ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional”, diz parte da nota.

Vários comitês, como do Canadá e Austrália, haviam se manifestado dizendo que não enviariam os seus atletas para a disputa. Já o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), também se mostrou contra a realização dos jogos em 2020. O país contava com 178 atletas classificados para as disputas.