Home Esporte

Lauro Chaman é anunciado como reforço do ciclismo da Fundesport

Campeão mundial e medalhista paralímpico, atleta já treina com a equipe da Fundesport, que contará com ele para os Jogos Regionais e Abertos

252
Crédito: Tetê Viviani

A equipe de ciclismo da Fundesport anunciou um reforço de peso para a disputa dos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior. Trata-se do paraciclista araraquarense Lauro Chaman, de 35 anos, que tem seu nome marcado na história do ciclismo brasileiro e mundial.

No último mês de maio, o atleta se tornou tricampeão da Copa do Mundo de Ciclismo Paralímpico, título conquistado em 2023, 2019 e 2017. Ele também conquistou duas medalhas, uma prata e um bronze, nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016, e diversas conquistas nacionais e internacionais, entre elas muitas em competições para atletas sem deficiência, como a acirrada Copa São Paulo de Ciclismo. Vale salientar que após a participação de Araraquara nos Jogos, Lauro Chaman volta a competir por sua equipe, a Swift Carbon Pro Cycling Brasil.

O técnico da equipe da Fundesport, João Mantovani, se mostra animado com o reforço. “O fato dele vir correr conosco é muito legal porque além de toda a experiência, todo o potencial que ele tem, é um atleta daqui da cidade, é um atleta que começou aqui na nossa equipe e ganhou o mundo. Os meninos mais novos se espelham nele e ele faz questão de sempre ajudá-los, passando um pouco dos conhecimentos, da experiência. Acho que vai ser, nos Jogos, um cara muito importante dentro da equipe, não só pela possibilidade de conquistas, de resultados, mas também de passar um pouco da experiência dele para os outros atletas”, comentou.

Segundo o treinador, Lauro já realizava alguns treinamentos com a equipe e agora terão a oportunidade de competir juntos. “De forma geral, todos os atletas acabam tendo uma motivação a mais tendo um cara como ele correndo ao lado. Acredito que vai ser uma experiência muito legal para todos os meninos. Nós já corremos juntos, já treinamos juntos, mas vestindo a mesma camisa nos Jogos é uma empolgação e uma motivação a mais para todos nós, mais ainda para os meninos que vão estar com ele lá no meio do pelotão mais ainda”, acrescentou.

Com a equipe de Araraquara, Lauro fará sua estreia nesta sexta-feira (14) na 65ª edição dos Jogos Regionais da 5ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, que será sediada na cidade de Barretos entre os dias 13 e 23 de julho. “Temos uma boa expectativa com relação a esses próximos três dias de prova. Sabemos que as outras equipes da região também estão com times muito fortes, mas acredito que os meninos estão bem preparados e bem motivados por todos os resultados que a gente tem conseguido nas últimas provas e claro, agora com o Lauro dentro da equipe ajudando todo mundo, é um uma motivação a mais. Então acredito que não poderia ser melhor. Não é simplesmente trazermos um atleta bom e experiente para competir, é um atleta que é daqui da cidade, que é prata da casa e é um dos melhores atletas da atualidade do Brasil, não só no paralímpico, mas também com os seus resultados dentro do pelotão dos atletas convencionais”, completou João.

Lauro Chaman nasceu com o pé esquerdo virado para trás e passou por cirurgia para corrigir o problema. O procedimento o fez perder a movimentação do tornozelo e, como consequência, teve atrofia na panturrilha. O ciclista iniciou a carreira nas provas de mountain bike contra atletas sem deficiência. Aos 19 anos passou por classificação funcional e começou a competir entre os atletas paralímpicos de estrada e pista. Hoje é um dos maiores nomes da história do paraciclismo brasileiro.

O ciclismo da Fundesport conta com apoios da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Sodbike Uniformes, 4nutri Health e Nacional Bikes.