Prefeito de Araraquara, Edinho Silva vem consolidando sua imagem de grande liderança regional do PT. Já foi Ministro de Estado, coordenador de campanhas importantes e apesar de já estar há muito tempo na política – 4 vezes prefeito de Araraquara – passa a impressão de querer sempre seguir adiante, num sintoma de que almeja algo ainda grandioso em sua carreira.
Todavia não está claro ainda onde pretende chegar e consequentemente o papel que a história lhe reservará. Há quem o qualifique como um dos mais habilidosos e inteligentes políticos da atualidade, capaz de influenciar decisões em todas as esferas. Há quem o considere apenas um “aluno hiperaplicado” de Lula.
Entre uma ou outra opinião, pode-se colher vasta gama de avaliações distintas sobre esse político mas no final todos convergem para uma: ele faz política com rara habilidade. E de forma incansável. Dias atrás esteve com Lula num dia em Brasília à frente de um grupo de prefeitos e no dia seguinte pela manhã já se reunia em São Paulo com o governador Tarcísio de Freitas, com o qual mantém boas relações.
Há poucos dias comandou uma reunião regional em Ribeirão Preto demonstrando que vai assumindo uma posição que outrora foi ocupada por Antônio Pallocci. À exemplo do antigo companheiro, ele talvez seja um dos raros políticos que transitam com facilidade por praticamente todos os setores da política regional, estadual e nacional.
E faz tudo isso sem se descuidar da sua cidade, para a qual anunciou na terça (11) obras de infraestrutura em cifras que superam R$ 140 milhões, o maior valor já gasto na cidade em serviços desta natureza, recursos disponibilizados pelo governo federal.
Extremamente sensível em política e acrescentando boas medidas administrativas, Edinho parece ganhar competitividade a cada dia que passa. Há quem garanta que se Tarcísio de Freitas se consolidar como candidato à Presidência da República, o prefeito de Araraquara passa a ser grande alternativa ao governo paulista. Para nossa região seria uma boa novidade.
*Gil Zambom, é presidente do Diretório Municipal do Republicanos em Matão e escreve para o RCIA ARARAQUARA.
**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR