
Em Conselho Técnico realizado nesta terça-feira, a Federação Paulista de Futebol definiu os grupos e as diretrizes do Paulistão 2020, com início marcado para o dia 22 de janeiro e a decisão acontecendo no dia 26 de abril.
Em sua quinta participação consecutiva, a Ferroviária ficou no Grupo D, que terá também Corinthians, Guarani e Bragantino.
Com a aquisição do Bragantino pela Red Bull, o Toro Loko manterá o time, mas cairá para a Série A2, já que a Lei Pelé não permite a disputa de dois clubes comandado pelo mesmo dono na mesma divisão. Com a queda, o Água Santa, terceiro colocado na Série A2, disputará a elite paulista mais uma vez.
Lembrando que os times que estão na mesma chave não se enfrentam na primeira fase. Classificam-se para a próxima fase os dois primeiros de cada grupo, onde se enfrentarão.
A novidade fica por conta do número de datas, passando de 18 para 16, a serem disputadas. Com isso, a fase quartas de final e semifinal serão disputadas em jogo único. Já a grande final será disputada em jogos de ida e volta.
Um dos temas levantados pelos clubes grandes seria a possibilidade de aumentaram o número de inscritos da Lista A para 30 jogadores, mas ficou mantido 26. A Lista B segue com inscrições ilimitadas para atletas das categorias de base.
A utilização do VAR, o árbitro de vídeo, também foi mantida e será utilizado a partir da fase mata-mata.
Confira como ficaram todos os grupos do Paulistão 2020:
GRUPO A
Santos
Ponte Preta
Oeste
Água Santa
GRUPO B
Palmeiras
Novorizontino
Botafogo
Santo André
GRUPO C
São Paulo
Ituano
Mirassol
Inter de Limeira
GRUPO D
Corinthians
Ferroviária
Guarani
Bragantino
Divisão dos potes para o sorteio dos grupos:
Pote 1: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos
Pote 2: Ferroviária, Novorizontino, Ituano e Ponte Preta
Pote 3: Botafogo, Oeste, Guarani e Mirassol
Pote 4: Bragantino, Santo André, Inter de Limeira e Água Santa