Home Esporte

Por escalação irregular, CRAC-GO é condenado e perde 12 pontos na Série D

Eliminado da primeira fase da competição, equipe goiana sofreu punição do STJD; clube também foi multado em R$ 5 mil

40
Crédito: Divulgação

Mesmo com a eliminação dentro de campo no Brasileirão Série D, o CRAC-GO foi condenado pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pela escalação irregular do zagueiro Lucas Barboza Rodrigues. O julgamento foi realizado no último dia 3 e foi presidida pelo Dr. José Cardoso Dutra Júnior.

Por unanimidade, o Leão foi condenado nos art. 214 e 184, ambos do CBJD (Código Brasileira de Justiça Desportiva) com a perda de 12 pontos na classificação do Grupo A7 da competição e também foi multado no valor de R$ 5 mil. A denúncia da irregularidade foi feita pela Ferroviária.

Com isso, o CRAC ficará na classificação final com apenas seis pontos, caindo para a lanterna do grupo, ficando atrás do Operário-MS, que somou oito.

O clube de Catalão contratou o atleta, mas ele já havia atuado em duas competições nacionais por dois clubes diferentes – Botafogo-PB na Copa do Brasil e São José-RS pelo Brasileirão Série C.

De acordo com o artigo 58 do Regulamento Geral de Competições, “o atleta que já tenha atuado por 2 (dois) clubes durante a temporada, em quaisquer das competições nacionais coordenadas pela CBF e integrantes do calendário anual, não pode atuar por um terceiro clube, mesmo que esteja regularmente registrado”.

Até a última rodada da primeira fase, o Leão lutava pela classificação, mas já estava ciente da penalização que poderia ocorrer. A equipe foi derrotada, em casa, pelo então eliminado Cascavel por 2 a 1. A Ferroviária fez a sua parte e venceu, fora de casa, o Operário-MS por 1 a 0 e ficou com a quarta vaga do grupo à segunda fase.