Home Esporte

Reinaldo Carneiro Bastos não descarta mudança no formato de disputa do Paulistão em 2023

Durante seminário do Paulista Sub-23, em Araraquara, o presidente da Federação Paulista de Futebol confirmou que será feita uma reunião entre maio e junho com alguns clubes da Série A1 sobre esta possibilidade para o próximo ano

314
Presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, ao lado do presidente da Ferroviária, Carlos Salmazo, durante seminário do Paulista Sub-23 - Crédito: Rodrigo Corsi/Agência Paulistão

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, esteve nesta segunda (11) e terça-feira (12), em Araraquara, para o Seminário de Desenvolvimento de Futebol do Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão, realizado no hotel Araucárias.

Após o evento, o mandatário atendeu a imprensa e o Portal RCIA Araraquara esteve presente no evento. Perguntado sobre uma possível mudança no formato do Paulistão 2023, o presidente não descartou esta possibilidade e que o assunto será debatido em breve na sede da entidade.

“Essa é uma pauta que ficou definida entre os clubes da Série A1. Entre final de maio e começo de junho, vamos fazer uma comissão com alguns clubes e um corpo técnico da Federação para estudar esta possibilidade. Não é nada definitivo. Nada vem pronto. Tudo é muito debatido e discutido”, falou ao portal.

Bastos disse que a disputa é definida em consenso entre os clubes, mas reconheceu que existe uma disparidade entre os grupos no atual formato, onde alguns acabam lutando contra o rebaixamento e, ao mesmo tempo, com uma possível classificação.

No Grupo C, que teve a liderança do Palmeiras com 30 pontos, o Ituano, segundo colocado, obteve 19 pontos, enquanto o Botafogo, terceiro, ficou com 18 e o lanterna, Mirassol, ficou com 17.

Já no Grupo A, o Corinthians foi o líder com 23 pontos e o segundo colocado foi o Guarani, com 14. O Bugre teve uma pontuação inferior do que o Leão em relação ao outro grupo e conseguiu avançar de fase.

“O campeonato que é posto para se jogar é aquele que os clubes decidiram ser o melhor e aprovaram. Eles não aprovam no Conselho Técnico. Lá, é, praticamente, uma homologação. Isso é debatido com treinadores, jogadores, executivos e com os presidentes do clubes, sempre com antecedência. Isso vai ser feito novamente”.

“O que preocupa é isso. É verdade que tem clube que pode cair, mas também pode se classificar. Tem grupo, como o do Botafogo, que teve uma pontuação muito alta. Vai ser analisado, sim, mas não tem nada pronto ou pré-definido”, completou o presidente.

No último final de semana, ficaram definidos os acessos da Portuguesa e São Bento para o Paulistão 2023, ocupando as vagas dos rebaixados Novorizontino e Ponte Preta.