Início Esporte

Santo André segura o Santos e garante vaga às quartas do Paulistão

Ramalhão sai na frente, sofre empate, mas garante a classificação na Vila Belmiro

11
Crédito: Reprodução / Twitter

O empate entre Santos e Santo André, por 1 a 1, nesta noite, na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Paulistão garantiu ao time visitante a classificação para as quartas de final da competição, além de deixar o mandante em situação bem confortável. O jogo marcou a volta dos dois times após a paralisação de quatro meses devido a pandemia.

Com 16 pontos, o time praiano manteve a liderança do Grupo A, na frente de seus concorrentes. O time só perde a vaga caso seja derrotado na última rodada e Oeste e Água Santa ganhem os dois jogos restantes. O Santo André, com 20 pontos no Grupo B, não pode mais ser alcançado pelo Novorizontino, com 16, e que perdeu para a Ponte Preta por 2 a 0.

Mesmo sem torcida, o Santos fez o papel de mandante desde o início, tomando as iniciativas ofensivas. Mas, nas duas vezes que chegou com perigo ao ataque, errou nas finalizações. O Santo André parecia só disposto a se defender, mas quando chegou na frente foi decisivo.

Após cobrança de escanteio de Ricardo Luz, os zagueiros fizeram tabela dentro da área. Wilian Goiano subiu sozinho de cabeça, testando para baixo, e a bola tocou na trave esquerda. Na volta, na pequena área, Rodrigo só empurrou para as redes aos 18 minutos.

A partir daí, o jogo ficou ao jeito para o visitante que passou a se defender para explorar os contra-ataques. De outro lado, faltou aos santistas mais movimentação para tentar chegar ao empate. Aos 38 minutos, Carlos Sánchez levou susto ao goleiro Ivan numa jogada por cobertura que passou no alto por toda a linha de gol.

Aos 42 minutos, o Santos ficou com dez jogadores com a expulsão de Carlos Sánchez. Ele chegou atrasado numa dividida e cometeu falta feia em cima de Ricardo Luz. Como já tinha recebido antes o cartão amarelo, levou outro cartão e acabou expulso.

Porém, o time da casa empatou aos 48 minutos. Após roubada de bola de Luan Peres na saída de bola do visitante, Soteldo recebeu em profundidade, driblou dois adversários com um corte seco e chutou no contrapé do goleiro Ivan.

No segundo tempo, a expectativa é de que o Santos mantivesse a posse de bola, porém, com maior objetividade. Ao mesmo tempo, que o Santo André buscasse uma forma de tirar proveito da vantagem numérica em campo. Nem um, nem outro. O jogo recomeçou truncado, sem finalizações.

O técnico Jesualdo Ferreira ainda tentou renovar a força santista provendo várias trocas, inclusive com as entradas e Marinho e Raniel no ataque. Mas o time voltou a não mostrar velocidade para superar o bloqueio defensivo adversário.

Com o passar do tempo, o cansaço foi tomando conta dos jogadores em campo. O Santo André aproveitou, valorizou a posse de bola e segurou o importante empate.

Na última rodada, domingo (26) à tarde, o Santos vai enfrentar o Novorizontino, na Arena Corinthians, enquanto o Santo André vai receber o Ituano no Canindé, ambos em São Paulo. Os dois jogos vão começar às 16h.

Com informações da FPF