A triatleta Luísa Baptista foi transferida na madrugada desta segunda-feira (25) para o Hospital das Clínicas, na capital paulista. Seu estado de saúde passou de grave para estável, de acordo com o boletim médico da Santa Casa de São Carlos. Ainda de acordo com o hospital, a triatleta foi submetida à terapia de circulação extracorpórea e teve melhora após o procedimento. Como houve estabilização, ela pode ser transferida de unidade, por via aérea.
A circulação extracorpórea é um tratamento ao qual um equipamento substitui a função de órgãos como pulmões, rins e coração no bombeamento, circulação, filtragem e oxigenação do sangue.
Luísa Baptista treinava, nesse sábado (23), com uma bicicleta em uma via secundária na cidade de São Carlos, quando foi atingida por uma moto. O motociclista, que também foi hospitalizado, não tem habilitação e poderá responder por crime de lesão corporal.
Luísa conquistou duas medalhas de ouro nos jogos pan-americanos de 2019, no Peru e também disputou as olimpíadas de Tóquio, realizadas em 2021. Ela integra a equipe do SESI de São Carlos. Em nota, a instituição afirmou que está prestando toda assistência à atleta e à família.