Início Esporte

XV de Piracicaba bate Portuguesa e se classifica às semifinais da Série A2

Com gol contra, Nhô Quim garante classificação e, pela terceira vez, vai em busca do acesso à elite paulista

21
Crédito: Michel Lambstein / XV de Piracicaba

O XV de Piracicaba está classificado para a semifinal do Paulistão A2 Sicredi. No final da tarde desta segunda-feira (14), os comandados do técnico Evaristo Piza foram ao estádio do Canindé, em São Paulo, pela rodada de volta das quartas de final, e venceram a Portuguesa, por 1 a 0. Na ida, os interioranos já haviam anotado 3 a 2. Dessa forma, avançam com o 4 a 2 no placar agregado.

Mesmo visitante e em vantagem na disputa pela vaga, o XV de Piracicaba foi superior na primeira etapa de partida, chegando com muito perigo com bolas alçadas na área. Logo aos quatro minutos, Paulão testou após cruzamento de Daniel Costa, mas o goleiro Dida foi buscar. O arqueiro rubro-verde voltou a aparecer na sequência, aos cinco, quando Vinicius Silva quase mandou contra o próprio patrimônio.

A Portuguesa, por outro lado, só conseguiu responder aos 19 minutos. Guilherme Nunes rolou para Diego Rosa, quase na pequena área, chegar chapando. Ele, porém, não conseguiu jogar muito no canto. Atento, o goleiro Mota conseguiu buscar. Diego Rosa, aos 21, em cabeçada para os mandantes, e Daniel Costa, aos 27, em cobrança de falta para os visitantes, assustaram.

Aos 32, nova chegada alvinegra. Kadu Barone desviou cruzamento de Raphael Macena e parou em Dida. De tanto tentar, os quinzistas, aos 35, abriram o placar. Daniel Costa cobrou escanteio ‘no veneno’, Anselmo tentou cortar e mandou contra, ampliando a vantagem do XV.

Aos 37, Mota impediu o empate com um ‘milagre’ em finalização de Lucas Douglas. No rebote, Diego Rosa mandou por cima do travessão. Bem postado, o time alvinegro não deu mais espaço para a Portuguesa e foi para o intervalo com o placar a seu favor.

Precisando ao menos da virada para forçar a disputa de pênaltis, a Portuguesa voltou do intervalo com três alterações. Os donos da casa melhoraram, passando a comandar o ritmo do duelo. Aos 12, depois de um esquisito bate-rebate após cobrança de escanteio, Mineiro conseguiu achar uma brecha e mandar ótima finalização. O goleiro Mota, porém, foi buscar. Depois, os paulistanos tentaram um abafa. Bem postado, os piracicabanos se seguram como puderam e saíram do Canindé classificados.

Semifinal
Com a classificação alvinegra, a próxima fase já conhece três dos quatro participantes. Afinal de contas, o São Bernardo eliminou o Juventus, enquanto o São Caetano passou pelo Monte Azul – em ambos os casos, apenas após disputas de pênaltis. O último classificado sai nesta terça-feira (15), às 21h30, quando, após não saírem do empate sem gols no primeiro confronto, São Bento e Taubaté se encontram no Walter Ribeiro, em Sorocaba.

Os confrontos dependem do resultado do jogo de Sorocaba. Caso o São Bento vença no tempo normal, ele termina com a melhor campanha e enfrentará o XV de Piracicaba. Se o time sorocabano passar com um empate, a configuração fica: São Caetano x XV de Piracicaba e São Bernardo x São Bento. Já caso o Taubaté avance, ele enfrentará o São Caetano, enquanto São Bernardo e XV decidirão a outra vaga.

Com informações da FPF.org