Início Cidade

Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara faz ações no Setembro Amarelo

Sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de falar de suicídio e de formas de prevenção é o objetivo da equipe de psicologia do HSP no mês dedicado a reduzir os preconceitos e mitos sobre o tema.

27
Hospital São Paulo - Unimed Araraquara

Com o objetivo educativo de motivar pessoas a falarem sobre transtornos psiquiátricos e também de suicídio, a equipe de psicologia do Hospital São Paulo (HSP) – Unimed de Araraquara realiza durante todo o mês de setembro, ações que visam informar às pessoas da importância de tomarem conhecimento sobre o suicídio e como é possível preveni-lo.

Segundo a coordenadora da psicologia do HSP, Janaína Caldeira Lopes, a proposta é atuar para diminuir preconceitos e mitos que circundam esse tema e, também conseguir direcionar as pessoas a saberem o que é um transtorno psiquiátrico, que profissional procurar e quem é o médico psiquiatra. “Tem muito preconceito que gira em torno de problemas psiquiátricos e, também do suicídio, que é preciso falar a respeito de uma maneira educativa”, explica.

Além de uma semana dedicado à escuta psicológica de funcionários do hospital com agendamento prévio e ações educativas na área de convivência dos colaboradores, a área externa do hospital está toda decorada com flores amarelas e banners referentes ao Setembro Amarelo, para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de prevenir o suicídio.

A coordenadora da psicologia salienta ainda que é importante essas ações para que as pessoas tenham mais conhecimento, se sensibilizem, saibam quando e como procurar e como identificar fatores de risco, porque as pessoas ainda têm dificuldade de identificar quando estão precisando de apoio, de ajuda. “Uma forma de prevenir é falar mais, falar a respeito. Uma boa escuta, uma boa palavra é uma medida de proteção para quem está pedindo ajuda, quem está sinalizando que está em risco”, finaliza

Outras informações sobre Setembro Amarelo estão disponíveis em www.setembroamarelo.com