Home Ferroviária

Em programa, coordenadora de futebol feminino fala sobre o projeto da Ferroviária

"Mina de Passe", da ESPN, contou também com a apresentadora araraquarense Gláucia Santiago e abordaram o crescimento da modalidade nos clubes brasileiros

455
A apresentadora araraquarense, Gláucia Santiago, e a coordenadora de futebol feminino da Ferroviária, Nuty, no programa "Mina de Passe", da ESPN - Crédito: Arquivo Pessoal

A Coordenadora de Futebol Feminino da Ferroviária, Nuéli Silveira, a Nuty, participou do programa “Mina de Passe”, da ESPN, que teve uma edição especial com duas horas de duração, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), onde assunto debatido foi andamento da modalidade no Brasil.

Além de Nuty, a araraquarense Gláucia Santiago foi a apresentadora do programa, ao lado de Mariana Spinelli e do comentarista dos canais, Paulo Calçade. A coordenadora de futebol feminino do Corinthians, Cris Gambaré, também esteve presente por videochamada.

No decorrer do programa, a mesa debateu sobre como os clubes tem se estruturado no futebol feminino, como a chegada de marcas exclusivas para patrocinarem a modalidade, registro em carteira de trabalho das jogadoras, surgimento de mais competições e de mais mulheres trabalhando dentro da modalidade.

“Na Ferroviária, não existe a obrigatoriedade de ter o futebol feminino. Ela existe desde 2001 e já tem uma identificação com a cidade, por ter também conquistado os títulos da Libertadores, Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Paulista. Isso conseguiu atrair o olhar da cidade, que foi acompanhando ao longo destes anos o crescimento da Ferroviária e atraiu o interesse”, declarou Nuty no “Mina de Passe”.

Outro assunto abordado foi o desenvolvimento nas categorias de base, um dos pontos fortes do clube com as Guerreirinhas Grenás, com jogadoras que são constamente convocadas para Seleção Brasileira

Na disputa do Sul-Americano Sub-17, que está em andamento em Montevidéu, no Urguai, a equipe conta com seis representantes: a goleira Leilane, a lateral-direita Yasmin, a zagueira Grazy e as atacantes Naty Vendito, Rhaissa e Aline Gomes.

“Tem que se respeitar os processos. Temos que seguir de uma forma linear, dentro de uma crescente, e um dos fatores acaba sendo a adaptação. Quando uma atleta chega ao clube, muitos querem que ela tenha o resultado imediato de onde ela veio. Não tem como. Ela tem que passar por este processo de adaptação e conhecer todo o material humano. Tem que vivenciar, conhecer as outras atletas e oferecer as competições para que elas também possam ser observadas”, declarou a coordenadora.

O programa “Mina de Passe” terá reprise nesta quinta-feira (10), ao meio-dia, na ESPN Extra, e às 18h30, no FOX Sports 2.