Home Destaques

Ferroviária arranca empate contra a Portuguesa pelo Paulistão

Locomotiva e Lusa ficam no 1 a 1, no estádio do Canindé, e resultado acaba sendo ruim para as duas equipes

114
Crédito: Jonatan Dutra/Ferroviária SAF

Na noite desta quarta-feira (15), a Ferroviária encarou a Portuguesa e ficou no empate por 1 a 1, em partida disputada no estádio do Canindé, pela nona rodada do Paulistão 2023.

A primeira etapa foi de maior posse de bola da Lusa, que conseguiu abrir o placar com o volante Madison, em rebote dentro da grande área. A equipe poderia ter ampliado placar em duas oportunidades, uma delas envolvendo o goleiro Saulo, da Ferrinha, e outra com Lucas Nathan.

Já a segunda etapa, a Locomotiva foi superior e, depois de acertar a trave duas vezes, Pablo Gabriel conseguiu marcar o gol de empate. O volante foi eleito o craque do jogo pela Federação Paulista de Futebol.

O jogo foi franco e poderia ter sido com o placar diferente, mas o resultado acabo sendo ruim para as duas equipes. Pior para Locomotiva, que mesmo chegando a cinco pontos, permanece na última colocação do Grupo C e lanterna da competição, aumentando ainda mais o percentual de rebaixamento.

Na próxima rodada, a Ferroviária faz confronto diante do Guarani, sábado (18), às 16h, na Fonte Luminosa. A Portuguesa enfrentará o Santos, domingo (19), às 16h, na Vila Belmiro, na Baixada Santista.

O JOGO

Logo aos dois minutos, a Portuguesa chegou com perigo. Em jogada pela esquerda, Ângelo cruzou até a segunda trave, Kelvyn tenta afastar, mas a bola acaba passando pelo lateral, bate em João Victor e vai para pequena área. Alisson Cassiano chega para afastar e joga para escanteio.

A equipe da casa deteve mais posse de bola em boa parte do jogo, mas não conseguia chegar com maior poderio ofensivo, não fazendo o goleiro Saulo trabalhar. Já a postura da Locomotiva era de encaixar o contra-ataque e quase teve êxito aos 14 minutos.

Em disparada pelo lado esquerdo, Tito cruzou na medida para John Kennedy, que dentro da área, cortou o marcador e bateu de esquerda, mas o chute não saiu legal e a bola se perdeu pela linha de fundo, perdendo grande chance para abrir o placar.

Porém, aos 20 minutos, foi a Portuguesa quem conseguiu abrir o placar. Pará cruzou da direita até Gustavo Ramos, que pula de peixinho e consegue o cabeceio. Saulo faz defesa espetacular, espalmando a bola, mas ela acerta o travessão e chega para Madison completar para o fundo das redes: 1 a 0.

A vantagem construída fez a Lusa chegar novamente com perigo e por pouco não conseguiu ampliar. Aos 23, em lance parecido com o do primeiro gol, Pará cruzou na segunda trave para cabeceio de Gustavo Ramos, que consegue o desvio e Alisson Cassiano evita o segundo gol, tirando a bola de cima da linha do gol, saindo em escanteio.

Tentando criar forças, a Locomotiva chegou ao ataque aos 27 minutos. Em cobrança de falta, Bernardo rola a bola para Rafael Costa que finalizou, mas ela saiu a direita do gol de Thomazella.

Dois minutos depois, a Ferrinha quase empatou. Thonny Anderson recebeu da intermediária e bateu colocado, a bola ia encobrindo Thomazella, mas o goleiro lusitano conseguiu espalmar, colocando-a em escanteio.

Em partida mais equilibrada, a Ferroviária começou a ter mais a posse de bola, mas brecou na marcação da Lusa. Era a vez da equipe da casa buscar o contra-ataque para ampliar a vantagem.

Já aos 41 minutos, acontecerão dois lances incríveis no Canindé com a Portuguesa perdendo oportunidades de chegar ao segundo gol. Em saída de bola errada, Saulo acabou chutando em cima de Alisson Cassiano e a bola foi entrando no gol, mas o goleiro se recuperou e conseguiu espalmar em escanteio.

No lance seguinte, após afastar a bola da área, o rebote ficou para o time lusitano, que fez novo cruzamento na área para a chegada de Gustavo Ramos, que pegou mal na bola, mas ela foi até a marca do pênalti para Lucas Nathan bater forte. Porém, Thonny Anderson conseguiu tirar a bola em cima da linha, evitando o gol.

Para tentar mudar a história do jogo, o treinador Elano Blumer promoveu uma mudança na volta do intervalo para o segundo tempo, tirando Rafael Costa e colocando o atacante Matheus Lucas.

Logo nos primeiros minutos de bola rolando, a Ferroviária teve que fazer uma alteração forçada. O zagueiro Ronaldo Alves acabou sentindo dores musculares e precisou deixar o gramado, dando lugar para Léo Santos.

Aos três minutos, a Ferroviária quase chegou ao empate. Em cobrança de falta pelo lado direito, Bernardo cruzou na área e Pablo Gabriel, de costas, conseguiu o cabeceio e a bola explodiu no travessão.

Lutando contra o relógio, a Ferrinha demonstrou bastante nervosismo e começou a errar muitos passes. O setor defensivo começou a fazer lançamentos, forçando o passe. Melhor para a Portuguesa, que começou a cadenciar mais o jogo se aproveitando da vantagem.

Uma grande oportunidade surgiu aos 20 minutos para a Locomotiva. Em cobrança de escanteio. Bernardo alçou bola na área, a zaga não consegue afastar e a sobra fica com Thonny Anderson, que chutou forte, mas ela caprichosamente carimbou a trave.

A equipe araraquarense estava próxima do gol, mas não conseguia concluir as chances. Aos 24 minutos, Tito cruzou da esquerda e a bola chegou até Matheus Lucas, que finalizou, mas a pelota bateu em cima da zaga, evitando o gol.

De tanto insistir, o gol grená finalmente saiu aos 25 minutos. Pablo Gabriel recebe passe na entrada da área e chuta forte. A bola vai rasteira no canto esquerdo de Thomazella, que se esticou todo, mas não evitou o gol: 1 a 1.

Após conseguir o gol, a Ferroviária insistia no campo de ataque, mas não conseguia caprichar no último passe para levar perigo até a meta da Lusa.

Já aos 44 minutos, o time grená chegou novamente com perigo e quase conseguiu o segundo gol. Antônio, que havia acabado de entrar, arriscou chute da intermediária e a bola raspou tirando tinta da trave, saindo pela linha de fundo.

Nos acréscimos, dois lances incríveis aconteceram no Canindé. O primeiro foi com a Ferroviária. Em grande jogada de Matheus Lucas, o atacante recebeu pelo lado direito, partiu em disparada, passou por quatro adversário, mas na hora do chute dentro da pequena área, saiu mascado e John Kennedy não alcançou a bola, ficando nas mãos de Thomazella.

O goleiro encaixou contra-ataque para a Lusa e a bola chegou até João Victor, que entrou na área e chutou. A bola resvalou na perna do goleiro Saulo e depois tocou no trave.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PAULISTA 2023 – 9ª RODADA

PORTUGUESA 1×1 FERROVIÁRIA
Data/horário: quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023, às 20h30
Local: estádio Oswaldo Teixeira Duarte (Canindé), em São Paulo
Arbitragem: Edina Alves Batista, que será auxiliada por Neuza Ines Back e Mauro André de Freitas; 4º árbitro será Ilbert Estevam da Silva
VAR: Adriano de Assis Miranda, auxiliado por Vitor Carmona Metestaine
Público: 1.963 torcedores
Renda: R$ 66.210,00
Cartões amarelos: Bruno Leonardo (aos 34′ do 2T), Daniel Costa (aos 41′ do 2T), Pará (aos 48′ do 2T), Gustavo Ramos (aos 48′ do 2T) para a Portuguesa; Xavier (aos 13′ do 1T), Kelvyn (aos 43′ 1T) para a Ferroviária
Gols: Madison (aos 20′ do 1T) para a Portuguesa; Pablo Gabriel (aos 25′ do 2T) para a Ferroviária

Portuguesa – Thomazella; Pará, Robson (Patrick, aos 19′ do 2T), Bruno Leonardo e Ângelo; Marzagão (Bochecha, aos 31′ do 2T), Madison (Naldo (aos 22′ do 2T), e Lucas Nathan (Richard, aos 31′ do 2T); João Victor, Paraizo e Gustavo Ramos (Daniel Costa, aos 19′ do 2T). Técnico: Gilson Kleina

Ferroviária – Saulo; Bernardo, Ronaldo Alves (Léo Santos, aos 2′ do 2T), Alisson Cassiano e Kelvyn; Pablo Gabriel, Xavier e Rafael Costa (Matheus Lucas, intervalo); John Kennedy, Thonny Anderson (Matheus Galdezani, aos 33′ do 2T) e Tito (Antônio, aos 43′ do 2T). Técnico: Elano Blumer