A Ferroviária lutou bravamente, mas está eliminada do Paulistão Feminino. Na noite desta quinta-feira (14), a equipe enfrentou o Palmeiras e empatou em 2 a 2, na Fonte Luminosa, pela última rodada.
Todos os gols aconteceram na segunda etapa, com as Palestrinas abrindo 2 a 0, com Amanda Gutierres e Rosa, mas Mylena Carioca, por duas vezes, conseguiu a igualdade para as Guerreiras Grenás já nos acréscimos.
Como só a vitória interessava, a Ferrinha teve a última bola do jogo com Sochor, mas a goleira Amanda salvou os lados alviverdes evitando o gol que daria a classificação.
O resultado deixou a equipe araraquarense com 20 pontos, encerrando a participação na quinta colocação, enquanto o Palmeiras ficou em quarto com 22 pontos.
Agora, a Ferroviária disputará a Copa Paulista e fará clássico contra o São José. No outro duelo, o Red Bull Bragantino enfrentará o Taubaté.
Já as semifinais do Paulistão Feminino terão os confrontos entre Corinthians e Palmeiras, e Santos contra o São Paulo.
Os jogos acontecerão apenas em novembro, por conta da Data FIFA e Libertadores Feminina, que será disputada em outubro.
O JOGO
A partida começou bastante equilibrada e a Ferroviária chegou com perigo aos quatro minutos. Em cobrança de falta quase do meio de campo, Eudimilla alçou bola na área, Luana cabeceou e Amanda fez a defesa.
No minuto seguinte, foi a vez do Palmeiras contra-atacar. Em jogada pela esquerda Amanda Gutierres ganhou de Moniquinha e tocou para a chegada de Laís Estevam, que finalizou forte, mas a lateral-direita grená se recuperou na jogada e mandou para escanteio.
Aos 10 minutos, as Palestrinas quase abriram o placar. Katrine ganhou na velocidade e tocou para trás, Bia Zaneratto fez a parede e Amanda Gutierres dominou e chutou forte. A bola carimbou a trave direita de Luciana.
Em jogo bastante agitado, as Guerreiras Grenás voltaram a chegar com perigo aos 12 minutos. Raquel deu belo lançamento para Moniquinha na direita, limpo a marcação e chutou de esquerda, mas a bola saiu fraca para defesa da goleira.
Aos 18, nova chegada grená no campo de ataque, Mylena Carioca recebeu pela direita, entrou na área e cruzou. A bola saiu fechada e Amanda teve que se virar para espalmar para escanteio.
No lance, a equipe quase abriu o placar. Eudimilla cobrou escanteio fechado, Mylena Carioca cabeceou, a zaga palmeirense tirou a bola em cima da linha, Géssica pegou a sobra e cruzou para a Laryh cabecear, mas a bola explodiu no travessão.
Depois das chances criadas, a partida caiu de ritmo e as equipes não conseguiam criar mais jogadas decisivas que levassem perigo a meta das goleiras.
Porém, aos 34 minutos, o Palmeiras voltou a chegar com perigo e quase abriu o placar. Em cruzamento feito por Bruna Calderan, Amanda Gutierres ganha pelo alto e cabeceia, mas Luciana fez grande defesa, evitando o gol.
No minuto seguinte, o travessão deu as caras novamente. Em cobrança de falta, Bia Zaneratto chutou por cima da barreira e acertou o poste. Por pouco as Palestrinas abriram o placar na Fonte.
Já nos acréscimos, aos 47, a Ferrinha criou a última chance da primeira etapa. A zaga do Palmeiras erra e a bola chegou limpa para Mylena Carioca, que carregou a bola até a grande área e chutou cruzado. Amanda fez a defesa em dois tempos, ficando com a bola.
Na volta do intervalo, a Ferroviária promoveu duas alterações. A treinadora Jéssica de Lima trocou Eudimilla e Laryh, por Sochor e Aline Gomes
Logo no primeiro minuto da segunda etapa, a Ferrinha chegou com perigo. Após cruzamento da esquerda, a zaga palmeirense afastou mal e a bola ficou com Raquel, que chutou da entrada da área, mas passou a direita do gol de Amanda, se perdendo pela linha de fundo.
O Palmeiras voltou a dar as caras no ataque só aos 13 minutos, mas quase abriu o placar. Em lançamento pelo lado esquerdo, Laís Estevam invade a área, limpa a marcação e chuta forte, mas Luciana fez grande defesa, colocando a bola em escanteio.
A partida ficou aberta com as duas equipes atacando, mas pecando no último terço do campo.
Já aos 21 minutos, a Ferroviária chegou novamente com perigo. Mylena Carioca recebe bola na área, corta a marcação, mas chuta a bola em cima da goleira Amanda.
No minuto seguinte, as Guerreiras Grenás quase abriram o placar. Em cobrança de escanteio, a zaga não consegue afastar e a bola fica com Luana, que enche o pé e ela explode na trave, perdendo grande oportunidade.
Depois da pressão feita pelos lados grenás, o castigo acabou chegando e o Palmeiras conseguiu abrir o placar. Aos 31 minutos, Bia Zaneratto cruzou da direita e Amanda Gutierres, livre de marcação, apareceu livre para cabecear e mandar a bola para o fundo das redes: 1 a 0.
Após sofrer o gol, a Ferroviária se lançou para o ataque com a treinadora Jéssica de Lima promovendo diversas alterações, deixando a equipe mais ofensiva.
Porém, o balde de água fria veio aos 45 minutos. Rosa recebeu passe na entrada da área e chutou forte, colocando a bola no ângulo direito de Luciana para marcar um belo gol: 2 a 0.
Aos 48 minutos, Mylena Carioca foi derrubada dentro da grande área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, a própria atacante cobrou no canto direito de Amanda, a bola tocou na trave, mas entrou no fundo das redes: 2 a 1.
O time grená foi em busca da reação e chegou ao empate aos 50 minutos. Barrinha cruzou da esquerda, a bola passou por toda a defesa alviverde, menos por Mylena Carioca, que estufou as redes e deixou tudo igual: 2 a 2.
Já aos 51 minutos, a Ferroviária quase conseguiu a façanha de chegar ao gol da vitória. Em jogada pela esquerda, Mylena Carioca tocou pra trás, Sochor dominou e chutou no canto direito, mas Amanda conseguiu fazer a defesa, colocando a bola para escanteio.
Na última bola do jogo, a goleira Luciana foi para área, mas a zaga palmeirense afastou e o árbitro decretou o apito final de jogo.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PAULISTA FEMININO – 11ª RODADA
FERROVIÁRIA 2×2 PALMEIRAS
Data/horário: quinta-feira, 14 de setembro de 2023, às 21h
Local: estádio Fonte Luminosa, em Araraquara
Arbitragem: Rogério Fernando Alves Júnior, auxiliado por Leandra Aires Cossette e Gabriel Alexandre Tostes Fleming; 4º árbitro: Leonel Marcos Fialho da Silva
Público: 759 pagantes
Renda: R$ 4.325,00
Cartões amarelos: Daiane (aos 32′ do 2T) para a Ferroviária; Bruna Calderan (aos 44′ do 2T), Camilinha (aos 38′ do 2T), Rosa (aos 41′ do 2T) para o Palmeiras
Gols: Mylena Carioca (aos 48′ e 50′ do 2T) para a Ferroviária; Amanda Gutierres (aos 31′ do 2T), Rosa (aos 45′ do 2T) para o Palmeiras
Ferroviária – Luciana; Géssica (Cuesta, aos 33′ do 2T), Luana e Day Silva; Moniquinha (Daiane, aos 20′ do 2T), Raquel (Guarecuco, aos 33′ do 2T), Suzane (Lelê, aos 20′ do 2T), Eudimilla (Aline Gomes, no intervalo) e Barrinha; Laryh (Sochor, no intervalo) e Mylena Carioca. Técnica: Jéssica de Lima
Palmeiras – Amanda; Bruno Calderan, Poliana, Flávia Mota e Katrine; Benítez (Juliete, aos 20′ do 2T), Duda Santos e Amanda Gutierres (Sorriso, aos 44′ do 2T); Camilinha, Bia Zaneratto e Laís Estevam (Rosa, ao 33′ do 2T). Técnico: Ricardo Belli