Home Ferroviária

Ferroviária encara o Juventude em estreia no Brasileiro Feminino Sub-20

Com entrada gratuita, Guerreirinhas Grenás enfrentam equipe gaúcha, nesta quarta-feira (15), às 17h, na Fonte Luminosa

114
Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

A equipe feminina Sub-20 da Ferroviária dará o pontapé inicial na temporada pelo Brasileiro Feminino da categoria. As Guerreirinhas Grenás enfrentam o Juventude, nesta quarta-feira (15), às 17h, na Fonte Luminosa, com entrada gratuita aos torcedores. A partida terá transmissão pela TV Ferroviária, através do YouTube.

Com dois meses de preparação, as Guerreirinhas querem obter mais conquistas após 2022 vitorioso. A equipe conta com a base mantida da temporada passada e outras jogadoras que já frequentam o plantel principal das Guerreiras Grenás: as goleiras Leilane e Yanne, e as zagueiras Grazy e Catarina.

Outras também tiveram períodos de treinamentos com a equipe profissional, como a lateral Anita, as meias-campista Aninha e Fernanda, e as atacantes Naty Vendito, Geovanna e Duda Frazão.

Após ficar parada por um ano por conta de uma lesão LCA (ligamento cruzado anterior do joelho), a zagueira Isabelle integra o elenco. A jogadora de 19 anos vai para última temporada nas categorias de base, mas apesar de jovem, também possui a experiência de ter passado pelo elenco profissional.

“O ano de 2022 foi muito difícil, de muita paciência, trabalho, resiliência, mas estamos aqui. Quanto a ansiedade, acho que as coisas vão acontecer mais naturalmente possível”, comentou a jovem zagueira.

Ela também falou sobre a preparação da equipe e também do formato de disputa. Pela primeira vez, o torneio não será no formato bolha e os clubes terão os mandos de campo. Para Isabelle, as viagens também podem ser algo para fortalecer ainda mais o grupo.

“A gente está se preparando para enfrentar equipes fortes como a nossa, que tem ensinamentos táticos. Sobre o formato de disputa, creio que será melhor para gente, porque dentro de uma bolha era muito cansativo, era um jogo atrás do outro e teremos mais tempo de descanso”.

“É sempre bom conhecermos lugares novos e ficamos felizes de irmos viajar. Essas viagens serão legais, para que a gente possa se conhecer mais”, completou zagueira.

Com quase dois anos de Ferroviária, a treinadora Julia Passero comentou sobre a preparação e também de controlar a ansiedade das atletas, até por conta do calendário cheio que a equipe tem para a temporada, tendo também a disputa do Paulista Feminino Sub-20.

“As meninas se reapresentaram entusiasmadas e muito por conta do calendário cheio do Sub-20. Com certeza é um motivo para motivá-las, assim como para nós [da comissão] também. É mais desafiador, estar aqui treinando todos os dias e acredito que esta mudança de formato de competição e o calendário, já muda a postura de apresentação”, contou.

Mesmo com o calendário prévio da competição divulgado no fim do ano passado, as equipes souberam dos grupos apenas na semana passada por conta do atraso da divulgação da CBF. Porém, Passero viu pelo lado positivo da competição em saber os próximos adversários que enfrentarão.

“É uma preparação de forma contínua. A gente prioriza o calendário, de acordo com a competição. Sabíamos que a competição aconteceria em meados de março, mas sem saber quais seriam os adversários. Eu gosto muito de pensar mais em nossa equipe do que no adversário. Obviamente facilita em saber quais serão os próximos confrontos. Contudo, gosto de frisar no que podemos melhorar para fazermos o nosso trabalho da melhor maneira possível”, declarou a treinadora.

BRASILEIRO FEMININO SUB-20

Com 20 clubes participantes, as equipes foram divididas em quatro grupos com cinco equipes em cada, só que o Grupo A enfrentando o Grupo B, enquanto o Grupo C enfrentará o Grupo D, em jogos de turno e returno. Os times que estão na mesma chave não se enfrentam na primeira fase.

As Guerreirinhas Grenás estão no Grupo B, ao lado de São Paulo, Santos, Corinthians e América-MG. Estes enfrentarão os adversários do Grupo A, que contam com Internacional, Grêmio, Atlético-MG, Juventude e Coritiba.

Avançam às quartas de final os dois melhores primeiros colocados de cada grupo, com os cruzamentos feitos pela classificação geral. Em duelo único, as melhores campanhas decidirão em casa.

Já a fase semifinal será disputada com jogos e ida e volta, enquanto a grande final, prevista entre os dias 27 e 29 de junho, será decidida em duelo único.

Confira como ficaram os grupos e os confrontos da Ferroviária na primeira fase:

Grupo A
Internacional
Grêmio
Atlético-MG
Juventude
Coritiba

Grupo B
São Paulo
Ferroviária
Santos
Corinthians
América-MG

Grupo C
Flamengo
Minas Brasília
Fluminense
Botafogo
Cresspom-DF

Grupo D
Fortaleza
ESMAC-PA
Botafogo-PB
UDA-AL
CEFAMA-MA

1ª rodada – 15/3 – quarta-feira
17h – Ferroviária x Juventude – Fonte Luminosa

2ª rodada – 22/3 – quarta-feira
17h – Ferroviária x Internacional – Fonte Luminosa

3ª rodada – 29/3 – quarta-feira
15h – Grêmio x Ferroviária – Airton Ferreira da Silva (Eldorado do Sul)

4ª rodada – 19/4 – quarta-feira
17h – Ferroviária x Coritiba – Fonte Luminosa

5ª rodada – 27/4 – quinta-feira
15h – Atlético-MG x Ferroviária – Arena Vera Cruz

6ª rodada – 2, 3 ou 5/5
Juventude x Ferroviária

7ª rodada – 9, 10 ou 11/5
Ferroviária x Grêmio

8ª rodada – 16, 17 ou 18/5
Coritiba x Ferroviária

9ª rodada – 23, 24 ou 25/5
Internacional x Ferroviária 

10ª rodada – 30, 31/5 ou 1/6
Ferroviária x Atlético-MG