Home Destaques

Jogador da Ferroviária sofre racismo em partida do Campeonato Paulista Sub-15

Em confronto diante do São Carlos, no estádio Luizão, homem de 48 anos proferiu a palavra "macaco" e foi detido pela polícia

223
Crédito: Arquivo/Millena Cravo/Ferroviária SA

A goleada sofrida pela Ferroviária diante do São Carlos, no estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos, válida pela penúltima rodada do Campeonato Paulista Sub-15 teve uma outra derrota também, mas fora dos gramados.

Um homem de 48 anos, conhecido por ser da torcida organizada “Sancaloucos”, proferiu a palavra “macaco” e imitou o animal para um jogador de apenas 15 anos do time araraquarense.

Outros companheiros de equipe, mais membros da comissão técnica e também do São Carlos foram testemunhas do ato racista praticado na praça esportiva.

A delegação da Ferroviária acionou a Polícia Militar e, ao saber do crime que havia cometido, o “torcedor” tentou fugir do estádio, mas abordagem foi feita na saída do local. Ele negou a ação feita.

Membros do São Carlos já haviam alertado aos policias de que o homem já teria feito tais práticas em jogos anteriores da equipe.

Como foi identificado, o acusado foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ), sendo preso flagrante por injuria racial pelo delegado João Fernando Baptista.

O crime afiançável teve como valor de R$ 1,5 mil, sendo pago pelo homem. Agora, ele responderá pelo crime em liberdade provisória.

Em nota, o São Carlos FC informou “deu apoio ao delegado da partida para a apuração dos fatos, na manhã deste sábado, 4. O clube reitera que repudia todo tipo de preconceito em qualquer área da sociedade”.

Em jogo válido da Ferroviária contra a Caldense pelo Brasileiro da Série D, a equipe profissional fez o protesto com os jogadores levantando o braço direito com o punho cerrado ao alto, fazendo o movimento de resistência ao insulto contra o racismo.

Jogadores da Ferroviária fizeram protesto na partida contra a Caldense na Série D – Crédito: Jonatan Dutra/Ferroviária SA

A Ferroviária também se manifestou nas redes sociais e lamentou o episódio ocorrido:

Com informações do São Carlos Agora