Home Destaques

Morre, aos 75 anos, Fernando Paolillo, ex-zagueiro da Ferroviária e São Paulo

Ex-jogador estava com Alzheimer; além das quatro linhas, foi técnico no time masculino da Locomotiva e ajudou a fomentar no futebol feminino na cidade de Araraquara

1430
Crédito: Terceiro Tempo

Morreu na madrugada desta terça-feira, aos 75 anos, o ex-jogador Fernando Paolillo, que marcou época com a camisa da Ferroviária entre os anos 60 e 70, e também defendeu as cores do São Paulo.

Fernandão, como era conhecido, estava adoecido e com Alzheimer. O velório acontecerá hoje, das 13h às 16h, na Funerária Fonteri, na região central de Araraquara. Ele será sepultado no cemitério São Bento com a camisa da Ferroviária.

Natural de São Caetano do Sul, Fernando Paolillo chegou em Araraquara no ano de 1966 com apenas 19 anos, depois de rápida passagem pelo São Paulo.

Em seu primeiro ano, o zagueiro esteve presente no histórico acesso da Locomotiva à divisão principal do Campeonato Paulista, quando venceu o XV de Piracicaba por 1 a 0, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Permaneceu no clube grená até o ano de 1974 e depois foi contratado pelo XV de Piracicaba, ficando cinco temporadas. Passou ainda por Catanduvense e Rio Branco de Americana.

Em 1977, defendeu a seleção paulista em torneio realizado na cidade de Seoul, na Coreia do Sul.

Já veterano, retornou para a Ferrinha entre 1982 e participou da história campanha na Taça de Ouro de 83, o Brasileirão da época, quando a equipe chegou até a terceira fase da competição.

Em 1985, encerrou a carreira no clube araraquarense, chegando a marca de 396 jogos, sendo o quarto que mais jogou pelo clube

. Três anos mais tarde, chegou a comandar rapidamente a equipe principal, mas foi logo sacado para a chegada de Zezito.

FUTEBOL FEMININO

Fernando Paolillo ajudou na fomentação do futebol feminino na cidade de Araraquara e foi treinador da equipe Extra/Fundesport no início dos anos 2000, o embrião do time feminino atual da Ferroviária.

Em 2002 e 2004, sagrou-se bicampeão do Campeonato Paulista. Na final de 2004, quando enfrentou o São Paulo/São Bernardo, a partida foi realizada no estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto, sendo preliminar da partida entre Santos e Vasco, a qual o Peixe venceu e sagrou-se campeão do Brasileirão masculino.

Daquele time, estavam a goleira Vanessa Cataneo (hoje, preparadora de goleiras da Ferroviária) e a zagueira Andreia Rosa, que integra o atual elenco grená. Parte das atletas estiveram presentes também nas Olimpíadas de Atenas.