Home Destaques

Morre o historiador da Ferroviária e escritor, Vicente Henrique Baroffaldi

Com mais de 10 obras lançadas e relacionados ao futebol, araraquarense nos deixou na manhã deste domingo e deixou um grande legado com histórias que enriqueceram a Locomotiva

1114
Crédito: Reprodução/Facebook

O historiador da Ferroviária e escritor, Vicente Henrique Baroffaldi, faleceu aos 74 anos, na manhã deste domingo (17). A causa da morte não foi informada.

Em publicações feitas na rede social, Baroffaldi passou por um procedimento cirúrgico no último dia 8 e seu estado clínico era de “franca recuperação”, de acordo com a publicação. Foi pedido a doação de sangue no Hemonúcleo Regional de Araraquara.

No último dia 12, ele agradeceu as doações de sangue feitas pelo Grupo de Atiradores do Tiro de Guerra de Taquaritinga, ajudando com oito bolsas.

Nascido em Araraquara no dia 28 de julho de 1947, Vicente Henrique Baroffaldi é filho de Paschoal Baroffaldi (servidor público estadual, motorista do D.E.R. e da Polícia Rodoviária), falecido em 1968, e de Luiza Lúcia Martello Baroffaldi, doméstica, falecida em 2013 aos 88 anos.

Baroffaldi cresceu no bairro do Carmo e foi lá que sua paixão pelo futebol nasceu com 10 anos de idade. Dois anos depois, em 1959, foi pela primeira vez na Fonte Luminosa assistir ao amistoso da Ferroviária contra o Vasco, onde empataram por 3 a 3. A partida marcou a inauguração nos refletores do estádio.

Dos 16 aos 20 anos, trabalhou Sucursal dos Diários Associados, na Rua São Bento. De 1968 até 2000, trabalhou no Serviço Especial de Saúde de Araraquara, o SESA.

De 1965 a 1986, fez atuações paralelas relacionadas ao futebol, integrando a Associação dos Cronistas Esportivos de Araraquara (ACEA). Ele colaborou nos jornais da cidade, n’O Diário, O Imparcial, Folha da Tarde e Jornal da Manhã.

Ao longo da vida, foi um grande colecionador de revistas, inclusive da “A Gazeta Esportiva Ilustrada”, “Revista do Esporte” e “Placar”.

Com um grande acervo de informações acerca da Ferroviária, Vicente Henrique Baroffaldi escreveu 14 obras, sendo 10 delas voltadas ao clube. A última, foi o “Almanaque Futebol S/A da Ferroviária”, lançado em 2021, que retrata a caminhada da Locomotiva desde 2004 até os momentos atuais do clube como uma sociedade anônima.

O escritor também tem um acervo de informações sobre a Ferroviária e também futebol, no blog “Ferroviária Em Campo“, com dados e estatísticas de jogos históricos, além entrevistas com ex-atletas que passaram pelo clube araraquarense e histórias.

Nota da redação: Vicente Henrique Baroffaldi não só resgatou a história da Ferroviária, como agregou a imprensa araraquarense com boa parte de informações sobre os confrontos históricos, que estão disponibilizados de forma gratuita na internet. Baroffaldi, com o amigo Paulo Micali, sem dúvidas, engrandeceram ainda mais todo o trabalho feito  com o resgate da memória afeana e quão importante a Ferroviária é para Araraquara e estado de São Paulo. Nossos sinceros sentimentos à toda família e amigos de Baroffaldi.

https://www.facebook.com/Vicentebaroffaldi/posts/4551319838302568?__cft__[0]=AZUZ3dE_uoAOJ8YC74lTUdAbwva5Cqazq-e5hIIUAyAun2sp3t8cgI_KikRigOLZNt-bBMHD5UDfsN_hFFKqm76taUyjKLpVxlnxeNTSKkON1rgO75l_8B2u7uTU7pWAkeM&__tn__=%2CO%2CP-R