Home Ferroviária

Retrospectiva Grená 2021: Na base da alegria

Na terceira e última parte da Retrospectiva, o Portal RCIA Araraquara faz um balanço da temporada histórica das categorias de base, masculina e feminina, com direito a título nacional e vaga na Libertadores

96
Crédito: Adriano Fontes/CBF

O ano mais mágico dos últimos tempos nas categorias de base da Ferroviária aconteceu em 2021. Entre resultados e desempenhos, os times masculino e feminino fizeram história na disputa de torneios nacionais e estaduais ao longo da temporada.

A grande conquista veio com a Liga de Desenvolvimento de Futebol Feminino Sub-16, torneio realizado na cidade de Sorocaba e que foi organizado pela CBF e CONMEBOL.

Com uma campanha irretocável de quatro vitórias e um empate, as Guerreirinhas Grenás terminaram invictas a competição e venceram o Santos na grande final por 2 a 0. Foram 14 gols marcados ao longo da competição e apenas um sofrido pela equipe comandada por Júlia Passero. A atacante Rhaissa foi a artilheira com quatro gols marcados.

O título garantiu também a equipe na edição da CONMEBOL Fiesta Evolución 2022, considerada a Libertadores da categoria.

Já a equipe Sub-14 também participou da Liga da categoria e encerrou participação na quarta colocação, perdendo a disputa de terceiro lugar para o Grêmio nas penalidades por 4 a 2, depois de empatarem por 0 a 0.

Este foi o primeiro torneio disputado pela categoria comandada por Anderson Clayton na temporada. Em novembro, a equipe havia participado da Copa Nike, voltada para a categoria Sub-17, mas utilizada como preparação para disputa da da Liga de Desenvolvimento, e ficou em oitavo lugar.

Os feitos das categorias de base feminina não pararam por aí. No Brasileiro, as equipes Sub-16 e 18 também entraram em campo. Na categoria Sub-16, as Guerreirinhas acabaram ficando ainda na primeira fase, porém o Sub-18 conseguiu classificação inédita e chegou a primeira vez entre as quatro melhores equipes do país.

Nas semifinais, acabaram sendo superadas pelo Corinthians depois de vencerem o primeiro jogo por 1 a 0, em São Paulo, e foram derrotadas no tempo normal por 3 a 2 e nos pênaltis por 3 a 0, na Fonte Luminosa.

Já no Paulista Feminino Sub-17, figurou também entre as quatro principais equipes do estado, sendo superada pelo Timão na fase semifinal.

NO MASCULINO, ENTRE OS QUATRO PRIMEIROS NAS TRÊS CATEGORIAS

Mesmo sem a Copinha, as categorias Sub-15, 17 e 20 da Ferroviária fizeram a sua melhor temporada em toda a história.

Os times grenás figuraram entre as quatro principais equipes na disputas do Campeonato Paulista em suas respectivas categorias. A última vez que um clube conseguiu este feito – com exceção dos quatro grandes do estado – foi o Juventus, em 2001.

A equipe Sub-15 foi a que obtive o melhor resultado, chegando na grande final pela primeira vez em uma competição organizada pela Federação Paulista de Futebol.

Coincidentemente, os times enfrentaram o Palmeiras: o Sub-15 encarou na decisão, enquanto o Sub-17 e 20 encararam na fase semifinal.

Na final, o Sub-15 grená, do técnico Murilo Morbi, acabou sendo derrotado no jogo de ida por 2 a 0, disputado na cidade de Santana de Parnaíba, enquanto no jogo da volta, empataram por 1 a 1, na Fonte Luminosa.

Em grande jogo, o time Sub-17, comandado por Alexandre Lemos, empatou por 3 a 3 na Fonte, mas acabou sendo derrotado por 1 a 0, no jogo da volta, em Guarulhos e foi eliminado.

O Sub-20, do técnico Leonardo Mendes, lutou até o fim diante do Verdão. Em jogo muito equilibrado, as equipes empataram por 1 a 1, em Araraquara, e também no jogo da volta, em Garulhos, com direito a empate grená aos 44 minutos do segundo tempo.

Porém, nas penalidades, o time da capital levou a melhor, mas nada apaga o brilho de um desempenho de um clube que vem se estruturando cada vez mais com jogadores e também profissionais em todos os seu setores construindo uma Ferroviária cada vez mais forte no interior paulista.

Zagueiro Benedetti levanta o troféu do vice-campeonato do Paulista Sub-15 -Crédito: Tiago Pavini / Ferroviária S/A