
O bicampeonato da Copa Libertadores da América, conquistado pelo Flamengo no último sábado, não deixou apenas a torcida rubro negra feliz da vida, mas também deixou outro clube perto de realizar um objetivo para o próximo ano.
A conquista continental do time rubro negro pode ajudar a Ferroviária a entrar na próxima edição da Copa do Brasil, tudo isso pela campanha feita pela Locomotiva dentro do Paulistão deste ano.
Por ter sido campeão, o Flamengo tem vaga garantida na Liberta do próximo ano, abrindo mais uma vaga para o torneio no Brasileirão. O Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil e atualmente na 5ª colocação, também estará presente na competição, fazendo o G6 se transformar em G8 no campeonato nacional.
O estadual dá três vagas para o torneio nacional, sendo uma para o campeão (Corinthians) e vice (São Paulo), além do Troféu do Interior, vencido pelo então Red Bull.
Neste caso, por o Toro Loko ter feito a fusão com o Bragantino, que inclusive já está na Copa do Brasil pelo título da Série B do Brasileiro, a vaga foi passada para a Ponte Preta, vice-campeã do Troféu.
Já com os grandes do estado, Tricolor e Timão estão entrando na fase de grupos e pré, respectivamente, da Libertadores 2020, sendo as vagas passadas para Santos e Palmeiras, que ficaram na fase semifinais do Paulistão. Porém, estes times já estão com vagas garantidas na fase de grupos do torneio continental. E é aí que a Ferroviária, e também o Novorizontino, entram neste bolo.
As duas equipes do interior, que ficaram nas quartas de final do Paulistão, vem logo atrás com as melhores campanhas e podem herdar estas vagas para a Copa do Brasil.
A diferença do Corinthians, que fecha o G8, para o Goiás, 9º colocado, são de quatro pontos, restando ainda mais quatro rodadas para o término da competição.
Caso isso se confirme, Locomotiva e Tigre, só pela participação na primeira fase da Copa do Brasil, recebem R$ 525 mil, caso os valores sejam mantidos como na edição deste ano.
Seria, pela primeira vez em sua história, que a Ferrinha participaria de dois torneios nacionais em uma única temporada, já que também está classificada para a disputa da Série D do Brasileiro 2020.
FERROVIÁRIA NA COPA DO BRASIL
No torneio mata-mata mais popular do Brasil, a Ferroviária já participou de três edições, em 2006, 2016 e 2017.
Na edição de 2016, foi o ano de melhor campanha, quando a equipe passou na primeira fase pelo Salgueiro-PE, mas acabou caindo logo em seguida para o Fluminense, com 3 a 3, em Araraquara, e 3 a 0 para o Tricolor carioca, em Volta Redonda.
