
Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araraquara será realizada nesta terça-feira (16), a partir das 18 horas
Paulo Freire queria que a criança de um mundo menos favorecido entendesse sua situação de oprimida e agisse em favor da própria libertação
Será discutido o projeto da vereadora Thainara Faria (PT) que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o Dia do Professor, cria o Prêmio “Paulo Freire” ao professor que se destacar em suas atividades no município de Araraquara.
QUEM FOI PAULO FREIRE
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.
OUTROS ASSUNTOS QUE SERÃO DISCUTIDOS
Projeto de autoria da Prefeitura altera a Lei nº 9.385, que dispõe sobre a gratuidade do transporte coletivo urbano e intermunicipal de passageiros que estejam em tratamento de neoplasia maligna.
Parecer da Comissão de Justiça, Legislação e Redação de inconstitucionalidade do Projeto de Lei nº 234/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade das entidades públicas ou privadas de saúde, que realizam cirurgias médicas com recursos públicos municipais e com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) publicarem, em seus sítios oficiais na internet, com atualização mensal, as listas de pacientes, por especialidades médicas, que serão submetidos a cirurgias eletivas em seus âmbitos de atuação
ARQUIVO HISTÓRICO
O vereador Edson Hel (PPS) pede para que a matéria publicada no jornal “Folha da Cidade”, em sua edição de 31 de agosto de 2018, página 4, sob o Título “O Registro Esquecido no Marco de Frederico”, passe a fazer parte do Arquivo Histórico da Câmara.
TRIBUNA POPULAR
Há um inscrito para participação na Tribuna Popular. Teodoro Borelli Bratfisch, credenciado pela Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (Abatur), falará sobre o papel das entidades de utilidade pública.