Home Geral

Encontro educacional recebe elogios de prefeitos e gestores municipais

50
Encontro Educacao

I Seminário de Educação Integral foi realizado na sexta (26) e sábado (27) e reuniu professores, educadores e demais profissionais da área

Encontro EducacaoPalestrante Jaqueline Moll no 1º Seminário de Educação Integral da rede pública de Araraquara

Durante a abertura do 1º Seminário de Educação Integral, a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, afirmou que a educação integral é uma política pública em Araraquara e agradeceu aos prefeitos e gestores municipais que fortaleceram o programa desde a década de 1990.

O evento foi realizado no Anfiteatro A da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara, na noite de sexta-feira (26) e durante o sábado (27), e reuniu professores, educadores e demais profissionais da área da Educação.

“São 25 anos de um programa, de uma política pública. Em Araraquara, com muito orgulho, a gente constrói uma política pública de Educação. Isso não é algo recorrente em outros locais”, afirmou Clélia.

O Programa de Educação Integral foi implantado na cidade em 1994, no mandato do ex-prefeito Roberto Massafera, e fortalecido nas gestões seguintes. Esse modelo promove a ampliação da jornada escolar, oferecendo oficinas de informática, dança, música, esporte, entre outras.

A palestrante da noite, Jaqueline Moll, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também elogiou o programa desenvolvido em Araraquara. “Observamos muitas rupturas nas políticas educacionais no Brasil. Nós não vamos ter o desenvolvimento que precisamos se não respeitarmos a história. Vocês, com 25 anos do programa, estão de parabéns”, declarou.

Durante o sábado, os grupos temáticos debateram diversos eixos: Infância; Adolescentes e adolescências; Educação, Direitos Humanos e Inclusão; Currículos e práticas na construção de uma educação integral; Democracia nas relações cotidianas escolares; e Arte-Educação.

Também estiveram na abertura do evento a vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Ana Paula Freitas Ribeiro Alves; a secretária de Gestão e Finanças, Juliana Agatte; o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni; além de coordenadores e gestores da Secretaria Municipal da Educação e representantes de secretarias de outros municípios.