Home Geral

Prefeitura tem primeira Controladora Geral do Município

117
Controladora 132

O Procurador Geral do Município, Rodrigo Cutiggi, presidiu a eleição, liderou a apuração de votos e declarou Josiani Michelli Silva eleita

Controladora 132Josiani Michelli Silva dos Santos tornou-se a primeira Controladora Geral do Município

Eleita com quatro votos, dos cinco integrantes do quadro de controladores internos da Prefeitura, Josiani Michelli Silva dos Santos tornou-se a primeira Controladora Geral do Município na tarde dessa segunda-feira (29), no Paço Municipal. O mandato é de três anos.

O Procurador Geral do Município, Rodrigo Cutiggi, presidiu a eleição, liderou a apuração de votos e declarou Josiani eleita.

Os primeiros controladores da Prefeitura foram empossados em dezembro de 2018, após serem aprovados em concurso público, do qual houve a participação de mais 300 candidatos formados nas áreas de Economia, Administração, Direito e Ciências Contábeis.

Na prática, os controladores exercem o cargo com autonomia e independência e entre as principais funções estão as análises das contas públicas, auditorias internas, a fiscalização do Portal da Transparência, acolhimento das demandas apontadas pelos órgãos externos, Ministério Público, Tribunal de Contas e Câmara Municipal.

Para o prefeito Edinho, a eleição de Josiani Santos é um avanço à democracia e transparência dos atos públicos. “Em 2017, a Prefeitura de Araraquara deu um passo à frente com a instalação da Procuradoria Geral do Município e agora, estamos consolidando o processo transparente e democrático com a eleição da Controladoria Geral, que a exemplo da Procuradoria agirá com total independência”, afirmou.

Formada em Ciências Contábeis, Josiani Santos, de 28 anos, agradeceu aos companheiros de trabalho pelo apoio. “Meu nome foi escolhido por meio de um consenso entre os controladores e nosso objetivo é atuar com independência e lutar pela transparência das contas públicas”, afirmou.

Além de Josiani Santos, a Controladoria Interna tem os controladores Fernando Chinen de Barros, João Carlos Figueiredo Lopes, Waldir Celso Reis Júnior e Walter Silva Fraga.