Home Geral

Patriotismo transforma ruas de Araraquara em mar verde e amarelo

552
Araraquara Bolsonaro 02

Araraquara Bolsonaro 02Araraquara ontem em campanha pró Bolsonaro

Na história de Araraquara jamais se viu coisa igual: a transformação das ruas da cidade em um verdadeiro mar de bandeiras brasileiras, resgatando o patriotismo e ratificando a polarização partidária entre direita e esquerda ou – Bolsonaro e Haddad, este último representando o Partido dos Trabalhadores que por cerca de 13 anos se manteve no poder político e administrativo brasileiro.

Em uma combinação de corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, o PT agregou às suas ações criminosas outros partidos, saqueando o País, tornando as pessoas mais pobres e dependentes, além de promover a vulnerabilidade da democracia que até então era o que tínhamos de mais compensador e sagrado.

A polarização de esquerda e direita já definida é o retrato do que ocorre nas ruas e se a violência aumentar, indo além da troca de insultos,não será suficiente prometer soluções simplistas, como simplesmente aumentar o número de cadeias, diz o sociólogo Marcos César Alvarez, pesquisador sênior do Núcleo de Estudos da Violência (NEV), da Universidade de São Paulo. “É um problema complexo, que demanda soluções que estejam dentro do espectro da democracia”. 

Há quem diga, lembrando fatos ocorridos nos Estados Unidos nos anos 60, de que o Brasil corre o risco de passar pelos mesmos problemas. No caso dos Estados Unidos, a reação se deu sem abrir mão da garantia de liberdade de expressão democrática, mas combinada com atuação policial firme contra quem agisse contra a lei. Para agir com firmeza, foi necessário criar novos padrões de investigação. “Pela primeira vez em sua história, o FBI iria conduzir investigações sob um guarda-chuva de regras bem definidas, que tiveram um efeito imediato sobre suas operações e trouxe uma mudança fundamental sobre a abordagem do órgão na segurança interna”, afirma um relatório da consultoria CNA, que analisa o período.”

De tudo o que se viu neste final de semana em Araraquara e o que poderá ser visto até o próximo domingo é o número exagerado de manifestações favoráveis a este ou aquele, nas ruas ou nas redes sociais; o lado bom e do qual o cidadão brasileiro deve se orgulhar é o retorno do espírito patriótico que paulatinamente vinha se perdendo sem que nos déssemos conta.

O que estamos vendo nestas eleições é a importância do Hino Nacional Brasileiro, ora emotivo e lembrado apenas nos jogos da Copa do Mundo ou quando tínhamos um piloto no pódio da Fórmula 1. O Brasil parece estar aceitando o desafio de tornar-se mais sério, contrastando De Gaulle e dando aos que virão depois de nós um pouco mais de esperança.