Início Geral

São Carlos reabre Centro de Síndrome Gripal por causa do avanço das contaminações

No pico da pandemia, local chegou a atender mais de 300 pacientes por dia

30
O recomeço do atendimento está previsto para esta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos está informando que o Centro de Triagem de Síndrome Gripal será reaberto no Ginásio Milton Olaio Filho nesta quarta-feira (05/01), a partir das 14h, em virtude do aumento nas notificações de síndrome gripal no município o que vem ocasionando a superlotação das unidades de pronto atendimento (UPAS) da Vila Prado, Santa Felícia e Cidade Aracy.

O Centro funcionou de 5/11/2020 a 26/09/2021 para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de COVID-19, ou seja, de pacientes com síndrome gripal e respiratória. No pico da pandemia chegou a atender mais de 300 pacientes por dia, sendo que os casos mais graves ficavam nas salas de estabilização até conseguir leitos de UTI via CROSS.

Agora o Centro de Triagem novamente será uma unidade de atendimento exclusiva para pacientes com síndrome gripal e respiratória do SUS (Sistema Único de Saúde), porém não será referenciado, atendendo a demanda espontânea. Amostras para exame do tipo PCR também serão coletadas no local tanto para diagnosticar a COVID-19 como a Influenza.

O secretário de Saúde, Marcos Palermo, disse que a intenção é novamente centralizar os casos suspeitos em um único lugar, desafogando as UPAS. “Fechamos o Centro em novembro do ano passado em virtude da queda no número de casos, internações e óbitos por COVID-19, porém agora estamos com um surto de síndrome gripal e precisamos fortalecer a rede para que esses atendimentos sejam mais rápidos e separados das outras comorbidades”.

Palermo reforçou a importância da colaboração da população para o controle efetivo de mais essa onda viral. “O uso de máscaras, a higienização frequente das mãos, o distanciamento social e a não aglomeração são fundamentais para que possamos conter as síndromes respiratórias”.

Somente nos três primeiros dias de 2021 foram confirmados 103 casos positivos para COVID-19 e 265 negativos. Para Influenza foram 113 positivos e 198 negativos. Já morreram 544 pessoas em São Carlos em virtude da COVID-19.

O atendimento ao público recomeça nesta quarta-feira (05/01) a partir das 14h, porém nos demais dias da semana a unidade vai funcionar das 7h às 22h, com 2 médicos por plantão.

O posto volante de vacinação do Ginásio Milton Olaio Filho permanece funcionando das 7h30 às 18h30. (Informações SCA)