Home Geral

Unesp discute parcerias com Exército brasileiro

331
Acordo visa à cooperação em atividades que podem envolver formação de recursos humanos, pesquisa, desenvolvimento de sistemas, entre outras possibilidades

Unesp e o Exército brasileiro firmaram, na tarde desta segunda-feira (15 de julho), um Memorando de Entendimento visando à cooperação em atividades que podem envolver formação de recursos humanos, pesquisa, desenvolvimento de sistemas, entre outras possibilidades. O encontro que celebroou a assinatura do documento foi realizado na sala do Conselho Universitário, na Reitoria, em São Paulo.

A cerimônia de celebração do acordo foi dirigida pelo Pró-Reitor de Pesquisa, professor Carlos Graeff, que recebeu o reitor Sandro Valentini e o general Décio Luís Schons, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro para a assinatura da parceria. Na abertura, o pró-reitor também apresentou dados da produção científica da Universidade, ressaltando a importância com que o estado de São Paulo, historicamente, trata a Ciência. Além dos signatários, estiveram presentes ao encontro representantes das duas instituições.

Um dos pontos destacados nas falas dos representantes foi a importância se estabelecer parcerias no intuito de fortalecer as instituições e otimizar os recursos disponíveis para pesquisa, cada vez mais escassos no atual contexto econômico do país.

“Existe hoje a necessidade de se juntar alguns poucos recursos disponíveis na direção de atacar os problemas por meio de um planejamento estratégico claro. Isso é algo que ainda falta aos nossos governantes”, apontou o reitor Sandro Valentini. “Acredito que acordos desse tipo, que assinamos com instituições tanto brasileiras como do exterior, têm esse potencial de resolver concretamente os problemas”.

Representante do Exército, o general Schons apontou que a aplicação da pesquisa e seu interesse para a população é uma das preocupações da instituição. “Para os militares, uma questão importante é a dualidade da pesquisa. Ou seja, que os resultados da pesquisa tenham sempre uma dupla utilidade: que possam ser empregados tanto na Defesa, quanto em beneficio da sociedade”, afirmou, antes de se iniciar as assinaturas do documento.

Na seqüência da cerimônia foi apresentada a sugestão de fomentar, no âmbito da parceria, atividades relacionadas à pesquisas em Biosssegurança. Professor da Unesp de Botucatu, Jayme Augusto de Souza-Neto falou sobre o trabalho que tem sido desenvolvido no câmpus em relação a alguns dos patógenos mais freqüentes do país, em especial com arbovirus transmitidos por vetores como o Aedes aegypti. O docente da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) também destacou a parceria com a Kansas University, dos EUA, para o desenvolvimento de um centro de estudos em Biossegurança.

Representantes da Unesp e do Exército brasileiro se reúnem na sala do Conselho Universitário (Crédito: Marcos Jorge)