
Durante o último final de semana, foi realizado o 5° Curso de Patrulhamento Tático Especializado, na cidade de Araras. A Guarda Civil Municipal de Araraquara foi representada pelo guarda André Ricardo dos Santos.
O curso, promovido pela Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) de Araras, contou com a presença de 25 guardas de dez instituições do Estado de São Paulo. Entre as cidades que enviaram representantes estão Araraquara, Araras, Artur Nogueira, Botucatu, Cerquilho, Guarujá, Holambra, Iperó, Ibaté e Santana do Parnaíba.
O CURSO
Foram 30 horas de curso divididas em dois dias de treinamento especializado, em que foram abordados os temas: manuseio de armas curtas e longas, deslocamento tático e progressão em conduta de patrulha, patrulhamento tático, doutrinas de equipe especializada, legislação específica, formação de equipe e postura em abordagem em equipe. O curso foi administrado pelo inspetor Salatiel, da GCM de Araras.
A ROMU é um grupamento especializado da Guarda Civil Municipal e tem como objetivo intensificar a atuação em patrulhamento preventivo e planejado em regiões com maiores incidências de crimes.

INTEGRAÇÃO
Para o guarda municipal Santos, mesmo não trabalhando com arma letal, é muito importante a integração com guardas de outros municípios e as informações adquiridas no curso. Ele ressalta que participou do curso com a autorização da comandante da GCM de Araraquara, Juliana Zaccaro.