Home Destaques

Eliana Honain lidera pesquisa, Lapena também sobe e pode atrapalhar planos do PT se Direita se unir

O jornalista e sociólogo José Maria Viana escreve sua coluna nos fins de semana no RCIA e nesta edição o polêmico analista lembra que a DataPress em novembro de 2023, colocava Eliana com quase o dobro de intenções sobre Lapena, sem o nome de Edna, embora com mais pré-candidatos. Daquela para esta, mesmo com outro método, Eliana teria crescido, assim como Lapena. Resta saber se Edna será candidata ou faz jogo de cena.

2
Eleições municipais estão previstas para o dia 06 de outubro

ELIANA LIDERA PESQUISA
Finalmente uma luz sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de Araraquara, quando as análises apontavam mudança no quadro, sem números que comprovassem as especulações. Pesquisa da Realtime BigData, realizada entre 1 e 3 de junho, para a RecordTV, traz a liderança da pré-candidata Eliana Honain (PT) com 31% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando o eleitor recebe um disco com os nomes dos candidatos. Cláudio Lapena (PL) aparece com 19% dos sufrágios; Edna Martins (PSDB), 14% das preferências; Pedro Tedde (Novo), 7%; Marcos Garrido (PSD), tem 5%; Brancos e Nulos: 11% e Não Sabem/Indecisos: 13%.

PESQUISA TRAZ FALHA
A pesquisa da BigData pode não espelhar a realidade do momento, porque a única estimulada apresentada traz o nome de Edna Martins entre os concorrentes, desequilibrando o quadro entre os reais disputantes. Lembre-se que em Pesquisa DataPress de novembro de 2023, Eliana colocava quase o dobro de intenções sobre Lapena, sem o nome de Edna, embora com mais pré-candidatos. Daquela para esta, mesmo com outro método, Eliana teria crescido, assim como Lapena. Resta saber se Edna transferirá suas intenções à candidata do PT.

NA ESPONTÂNEA…
O quadro ainda está longe de mostrar-se definido. Na pesquisa espontânea, sem os nomes dos candidatos, Honain aponta apenas 5% das intenções; Edinho Silva teria 4% e Lapena, 3%. Edna teria 2%, Marcelo Barbieri 1% e Thainara Faria também 1%. Outros nomes somam cerca de 3%, Brancos e Nulos: 14% e os Indecisos, pasmem: 67%. Da pesquisa DataPress (seis meses), para esta, nem Eliana e nem Lapena cresceram na espontânea. Repetiram 5% e 3% cada.

POTENCIAL PARA CRESCER
O BigData verificou também o potencial de crescimento dos candidatos. Vejam, 15% Votariam em Eliana, 34% Não votariam e 35% Poderiam votar; Lapena, 10% Votariam, 43% Não votariam e 29% Poderiam votar; Edna, 7% Votariam, 40% Não votariam e 40% Poderiam votar; Tedde, 3% Votariam, 37% Não votariam e 24% Poderiam votar; em Garrido, 2% Votariam, 36% Não votariam e 36% Poderiam votar. Edna Martins tem o maior Potencial de crescimento (40%) entre os concorrentes. E Lapena, a maior Rejeição individual (43%), entre eles. O BigData entrevistou cerca de mil pessoas em toda a cidade. Um bom número!

TURBINANDO ELIANA
Edinho Silva, além de muitos apoiadores e partidos fazendo campanha para sua candidata Eliana Honain, ele aproveitou a visita do presidente Lula para explorar apoio a ela, dando visibilidade junto ao presidente e verbas para obras gigantes e para a Saúde. Agora, está promovendo uma limpeza geral em toda cidade, inclusive em calçadas e fazia tempo que a Prefeitura não podava árvores, a cargo dos moradores, agora está podando. É o vale tudo!

ARQUIVADO INQUÉRITO EDINHO
O prefeito Edinho Silva se livrou na Câmara Municipal das contas reprovadas pelo TCE e agora do inquérito que talvez ele mais temia – e que tentou por várias vezes derrubá-lo – aquele de quando foi tesoureiro da campanha da presidente Dilma Roussef. O procedimento apurava as doações eleitorais realizadas pela empresa UTC, na ocasião em que Silva pedia doações maiores quase exigindo por conta dos contratos que a empresa possuía com a Petrobras.

ACUSAÇÕES NÃO COMPROVADAS
A investigação inicialmente alojada no Supremo Tribunal Federal (TCU) por causa do foro privilegiado de ministro da Comunicação Social de Dilma, baixou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Brasília, quando eleito prefeito. O TRE arquivou o inquérito “sem que as acusações fossem comprovadas, após oito anos de investigações, por entender que a tramitação por tempo indeterminado, viola os princípios da duração razoável do processo. Foi reconhecido também que o prefeito prestou todos os depoimentos e colaborou em toda a investigação.

MEIO AMBIENTE
Na quarta, dia 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente – Data que ocorre em meio a diversas tragédias no Brasil e no mundo por causa do aquecimento global por obra da ação dos humanos: chuvas torrenciais, enchentes, secas na Amazônia, derrubadas de florestas, queimadas e demais desastres tidos como naturais, quando na realidade, são resultados da agressão de governos com os combustíveis fósseis que não são reduzidos (e, ao contrário, avançam na exploração), de empresas e da cobiça universal por melhores ganhos.

O NOVO NORMAL
Faz tempo que a ciência universal, de quase todos os países, especialmente os democráticos e do Ocidente, militantes do tema, da preservação do planeta e a esquerda consciente no mundo todo – porque tem aquela populista que cala, se faz de muda – alertam para a questão climática. Não dá mais para negar o que está acontecendo no planeta! Os desastres estão todos dias batendo às nossas portas, especialmente na dos mais vulneráveis e desprovidos. Quando vamos acordar e salvar a nossa Terra? Até quando vamos aceitar o NOVO NORMAL?

OCEANOS QUENTES
As águas que cobrem mais de 70% da superfície da Terra, têm um papel importante na regulação do clima. A maior parte da energia acumulada no sistema atmosférico vai para os oceanos, que foram fundamentais para que as temperaturas globais não se elevassem nas últimas décadas. Os dados mais recentes evidenciam, contudo, uma rápida degradação das condições dos mares. Ano mais quente da história da humanidade, 2023, ficou marcado também por um aumento sem precedentes das ondas de calor marinhas. É o novo normal!

PRESERVAÇÃO DO “ALTO-MAR”
As ondas de calor marinhas influenciam o embranquecimento de corais, ecossistemas que equilibram a vida marinha. Em 2023, a comunidade internacional concordou com um tratado para a preservação do “alto-mar”: águas que se estendem para além do limite de 370 km da costa das atuais jurisdições nacionais. E os compromissos de preservação se estendem hoje apenas as águas nacionais. O “alto-mar”, mais preservado, tem situação alterada nos últimos tempos. Faltam financiamentos à sua proteção que precisa estar na agenda internacional!

MAIS DO CLIMA…
O Brasil teve 65 dias de calor extremo a mais neste ano, de 2024, devido as mudanças climáticas (do aquecimento global), enquanto a média mundial foi de apenas 26 dias; trabalhadores têm saúde exposta ao aquecimento global no local de trabalho; os idosos são os mais impactados pelo calor excessivo no mundo! Destinos turísticos podem desaparecer com as mudanças climáticas; o mundo caminha para ter temperaturas com efeito irreversíveis…