Home Destaques

1ª Conferência de Participação Popular será na próxima semana

Evento ocorre nos dias 13 e 14 de março, no Centro Internacional de Convenção, e irá ouvir as demandas da comunidade em relação à participação popular

44

O Centro Internacional de Convenção, no Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região), recebe a 1ª Conferência Municipal de Participação Popular na próxima semana, entre os dias 13 e 14 de março (sexta-feira e sábado).

O evento tem a proposta de abrir ainda mais o canal de participação da comunidade nas decisões de governo e definir a elaboração do Plano Municipal de Participação Popular, que será enviado à Câmara Municipal como um projeto de lei.

A conferência será aberta no dia 13, às 19h. No dia seguinte, um sábado, as inscrições para a programação serão feitas das 8h às 9h, com a conferência se estendendo até as 15h.

Em recente entrevista ao programa “Canal Direto com a Prefeitura”, o coordenador de Participação Popular, Alcindo Sabino, ressaltou que a comunidade deve continuar participando das ações do governo. Um desses principais instrumentos são o Orçamento Participativo (OP), com plenárias sub-regionais, regionais e temáticas, e os 29 conselhos municipais.

“A realização da conferência, pela primeira vez na história da Participação Popular e do Orçamento Participativo, é uma clara demonstração do avanço da participação da população nas decisões, principalmente na votação das obras prioritárias em cada bairro da cidade”, disse Alcindo.

Antes da conferência, a Coordenadoria de Participação Popular já havia feito sete Pré-Conferências Municipais de Participação Popular em todas as regiões de Araraquara, além de uma para abordar as plenárias temáticas do OP e outra para debater a formação e a atuação dos conselhos municipais.

OP
A Coordenadoria de Participação Popular definiu as datas das plenárias do Orçamento Participativo para 2020. As plenárias sub-regionais (divisões dentro das 11 regiões nas quais Araraquara foi dividida) começam em 23 de março, às 19h, no CER Maria José Pahin da Porciúncula (Jardim Iguatemi), pela sub-1 da Região 9. A previsão é que a fase sub-regional, que leva os temas mais votados para as plenárias regionais, termine em 28 de maio.

Já a fase final do OP (regionais e temáticas) será entre 6 de junho e 22 de julho. Além das 11 plenárias regionais, também serão realizadas as plenárias de Idosos, Juventude, Mulheres, Pessoas com Deficiência, Igualdade Racial, LGBTQIA+ e Cidade.

No ano passado, somando-se as votações presenciais nas plenárias e a votação do OP Digital (fase online que antecede a Plenária da Cidade), cerca de 7 mil araraquarenses participaram de todo o processo do Orçamento Participativo.