Araraquara no discurso de Bolsonaro
Em seu discurso na quarta-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mencionou Araraquara ao falar da ação realizada pela Ceagesp, que distribuiu toneladas de hortifrútis em cidades do Estado de São Paulo. Em Araraquara, a iniciativa reuniu cerca de 20 mil pessoas. “Essa companhia socorreu nossos irmãos de Aparecida e Araraquara, entre outras cidades do interior de São Paulo, doando dezenas de toneladas de alimentos”, disse em rede nacional. Bolsonaro aproveitou para alfinetar a administração municipal araraquarense em relação às medidas de distanciamento social. “Nosso governo não obrigou ninguém a ficar em casa, não fechou o comércio, não fechou igrejas ou escolas e não tirou o sustento de milhões de trabalhadores informais”, provocou.
Lapena na Executiva Nacional do Patriota
No início desta semana, o Patriota anunciou que a cidade terá um diretório municipal do partido. Atualmente o que existe é uma comissão provisória. Com três vereadores eleitos, a legenda quer se fortalecer em Araraquara, com vistas às próximas eleições, tanto de 2022 quanto de 2024. O nome forte do partido na cidade é o médico Dr. Lapena, que ficou em segundo lugar na eleição para prefeito, perdendo para o petista Edinho Silva, e nesta semana foi nomeado 1° vice-presidente de honra do Patriota, integrando assim a Executiva Nacional do Patriota. Lapena terá seu nome lançado como pré-candidato a deputado estadual.
Vinicius Motta deixa o Patriota
Candidato a vereador nas últimas eleições pelo Patriota, obtendo 631 votos, Vinicius Motta anunciou nesta semana sua saída do partido, no qual ocupava o cargo de coordenador regional da juventude. “Ressalto que saio sem ressentimento nenhum, pela porta da frente e de cabeça erguida, com muita gratidão pela abertura de portas que o partido me deu desde 2019, confiando no meu trabalho, acreditando e dando voz aos jovens. Toda a direção municipal do Patriota, estadual e nacional, deixo meus agradecimentos por toda confiança!”, disse na despedida.
Edinho e a propaganda do combate à covid-19
Enquanto a direita constrói seu crescimento na cidade, o prefeito Edinho divulga em nível nacional a experiência do combate à covid-19 em Araraquara. No início da semana ele participou do seminário pela internet “Desafios para uma articulação nacional no enfrentamento à pandemia”, organizado pelo Direitos Já – Fórum pela Democracia pelo YouTube e pelo Facebook.
Pacto Federativo e Articulação Necessária
A participação do prefeito ocorreu no painel “O Pacto Federativo e a Articulação Necessária para o Enfrentamento da Pandemia”, coordenado por Nelson Jobim, ex-ministro da Justiça e ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). “Pude falar sobre a experiência do combate à pandemia da Covid-19 em Araraquara desde o ano passado, a implantação do lockdown em fevereiro e as demais medidas tomadas para a ampliação da testagem e da busca ativa por pacientes assintomáticos. O desafio, agora, é voltar às atividades com segurança”, explicou o prefeito Edinho.