Home Destaques

Bianco no ônibus, Boi no gramado, Fabi na horta e Clemente na água

Acompanhe um pouco do trabalho dos vereadores de Araraquara no ZumZumZum

145

Bianco quer mais ônibus no Jardim Dumont

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB) fez uma indicação à Prefeitura Municipal de Araraquara nesta semana solicitando a expansão de ofertas de horários na linha de ônibus Dumont/Terminal, no Jardim Dumont. Atualmente, a linha do Dumont/Terminal oferece os seguintes horários: 5h10, 6h09, 7h13, 8h05, 9h20, 11h45, 13h35, 16h35 e 18h40. “Após as 9h20, a lacuna para um novo ônibus passa de uma hora, o que tem trazido prejuízos aos moradores do local”, salientou o vereador.

Boi dá o pontapé inicial no Amadorzão

O vereador e presidente da Câmara Aluísio Boi (MDB) se reuniu nesta quarta (21) com o ex-jogador da Ferroviária e ex-secretário de Esporte (2012) Fabrício Maia. O fomento ao futebol amador foi um dos assuntos tratados na conversa. Boi fez indicação à Prefeitura pedindo a retomada dos campeonatos amadores de futebol após o término da vacinação da população e um calendário de atividades. Além disso, ele pede a instalação de gramado sintético no campo do Botânico e no campo do ACO. “Nós precisamos incentivar o esporte amador. O esporte abre caminhos para a socialização, para o combate às drogas e também para a aparição de nomes de grandes atletas. Essa é uma das prioridades do nosso mandato”, concluiu.

Fabi  quer estudantes aprendendo a cultivar

A vereadora Fabi Virgílio (PT) fez uma indicação à Prefeitura sugerindo a criação de um programa de implantação de compostagem e hortas nas escolas municipais, com o objetivo de estimular a discussão de temas ligados à sustentabilidade e ao meio ambiente. A ideia é viabilizar o cultivo de hortas comunitárias e a criação de composteiras em áreas disponíveis nas escolas que integram a rede municipal de ensino. “Ao incentivar a compostagem nos ambientes escolares, estaremos atuando diretamente com educação ambiental para além da teoria, colocando em prática o exercício da cidadania, além de fomentar discussões acerca da diminuição do lixo gerado e destinado a lixões e aterros”, reforçou a parlamentar.

Plantando conhecimento para o futuro

Sobre o projeto, Fabi acrescenta que a horta é uma atividade que aumenta a disposição e a energia do corpo, proporciona prazer, alivia o estresse da sala de aula, inicia um processo de educação alimentar e ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade, com o cuidado de outro ser vivo. Para ela, a ação, tem também o objetivo de “mudar a lógica mercadológica atual, para que no futuro possamos “descascar mais e desembalar menos”. A proposta é resultado de uma atividade de formação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, que teve, no mês de julho, o tema “Mulheres e Meio Ambiente”.

Clemente pede explicações sobre tarifas de água e esgoto

O vereador João Clemente (PSDB) quer entender melhor a tarifa de água e esgoto na cidade. Para isso, solicitou ao Executivo esclarecimento sobre o assunto. A Prefeitura respondeu que, de acordo com a legislação, os valores são cobrados por meio de tarifas, de caráter não-tributário, e que tal entendimento vem sendo reiterado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em vários acórdãos.  Sobre a cobrança da tarifa de esgoto, a administração explicou que ela não se baseia no volume de água medido, mas sim no valor cobrado pelo serviço de abastecimento de água. A justificativa para o valor cobrado pelo serviço de esgotamento sanitário ser igual ao do abastecimento de água é a realização de coleta e tratamento de 100% do esgoto gerado na cidade.

A coluna ZumZumZum é publicada às terças e quintas no Portal RCIA