Home Política

Câmara realiza Audiência Pública sobre usos e benefícios da cannabis medicinal

Evento será no dia 17, abrindo a 2ª semana municipal sobre o tema

0
O evento será aberto para toda a população, que poderá participar presencialmente ou de forma virtual, por meio de perguntas enviadas nas redes sociais da Câmara

Uma Audiência Pública com o tema “Cannabis Medicinal: não espere precisar para defender” será realizada no próximo dia 17, uma quarta-feira, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara.

O evento, agendado pela vereadora Fabi Virgílio (PT), marca a abertura da 2ª Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal “Antonio Luiz Marchioni – Padre Ticão”.

Segundo a parlamentar, os objetivos são reforçar a disseminação da informação sobre os usos e benefícios da cannabis medicinal no tratamento de doenças variadas, combater o preconceito, além de debater o panorama atual das propostas de regulamentação.

O Brasil conta com 24 medicamentos à base de Cannabis sativa sendo comercializados, explica Fabi. “No entanto, os valores são extremamente altos, sendo possível o acesso a esses medicamentos somente por pessoas com maior poder aquisitivo”, afirma a vereadora no requerimento de convocação da audiência.

O documento também menciona que, segundo o neurocientista Sidarta Ribeiro, o uso medicinal da substância já é feito desde cerca de 1500 a.C. A cannabis possui ações anti-inflamatórias, antiepilépticas, antiproliferativas e antibacterianas, podendo melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo, Parkinson, Alzheimer, doenças degenerativas, reumatismo, dores crônicas, epilepsia refratária, entre outras.

Foram convidadas para a audiência autoridades políticas locais, estaduais e nacionais, representantes de universidades e especialistas de órgãos ligados ao tema (Associação Canábica Mental.Cann e Associação Flor da Vida).

A Audiência Pública terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro/Net), pelo Facebook e pelo YouTube.

O evento será aberto para toda a população, que poderá participar presencialmente ou de forma virtual, por meio de perguntas enviadas nas redes sociais da Câmara. Serão encaminhadas à presidência dos trabalhos todas as mensagens pertinentes ao tema em discussão para serem respondidas pelos debatedores.

No dia seguinte à audiência, na quinta-feira (18), também às 19h, o Plenário da Câmara sedia a mesa-redonda “Araraquara: a cidade referência – Implantação do Programa Municipal de Distribuição de Remédio à base de Cannabis”.