Início Destaques

Lapena apresentou na TV RCIA suas propostas para Araraquara

Os pontos principais de seu plano de governo são: Hospital de Baixa Complexidade, Transformar Araraquara em uma Aerotrópole, Hospital Veterinário Público, Projeto Cidade Mais Segura, Usina de Resíduos Sustentável, Fomentar o Turismo de Negócio e Turismo Esportivo

169
Lapena em nossa redação momentos antes de se dirigir ao estúdio da TV RCIA

Na primeira entrevista com candidatos a prefeito de Araraquara, a TV RCIA recebeu o médico Luís Cláudio Lapena Barreto, o “doutor Lapena” que concorre ao cargo pelo Patriota. Nesta sexta-feira (16) ele falou sobre suas propostas e o plano de governo que pretende implantar.

SAÚDE

Para Lapena a saúde é um problema crônico no país, sempre negligenciada, onde costumeiramente faltam leitos, UTI, medicamentos; “a estrutura  que temos hoje é insuficiente”, comentou.

Para resolver a questão o candidato pretende construir um hospital público de baixa complexidade com cerca de 60 a 100 leitos, para sanar a falta de leitos, pois os casos leves ficariam fora da Santa Casa, liberando assim vagas no SUS para casos moderados e graves.

Ele acredita que assim, a Santa Casa possa atender mais e com maior qualidade, seja câncer, cirurgias eletivas, casos de urgência como acidentes, apendicites entre outros problemas cirúrgicos, facilitando o acesso das pessoas ao hospital de média e alta complexidade.

De acordo com Lapena, as pessoas podem ficar até 12 horas acamadas na UPA mas acabam ficando até cinco dias, por falta de vagas na Santa Casa. Com a construção de um hospital municipal, não haveria grande volume de pessoas aguardando vagas, pois o que seria de baixa complexidade, como um idoso acamado que ficaria semanas internado, ocuparia um leito no hospital municipal. “Isso acaba com a espera por vagas”, disse ele.

De acordo com o candidato, após a pandemia, as filas para cirurgias serão ainda maiores, não só nos hospitais SUS, também nos particulares e conveniados. Os anestésicos para cirurgias são os mesmos para entubados com covid-19 e há necessidade de se escolher prioridades. “Vai demorar muito para que o mundo se recupere dos danos desta pandemia”.

Sobre leitos para queimados, o candidato diz que luta há muitos anos para a instalação de um na cidade, pois a queimadura é a mais grave das patologias. “Um paciente queimado chega a ficar meses internado, e se for queimadura de terceiro grau, tem grande possibilidade de morrer. Eles precisam ser atendidos imediatamente e geralmente passam por inúmeras cirurgias; precisamos na nossa região ao menos quatro leitos para atendimento de pessoas queimadas e quem faz este atendimento é o governo do Estado. Temos o AME que é um hospital fantástico, e nossa proposta é pedir ao governador que implante dentro do Hospital Estadual uma unidade de tratamento de queimados, de 4 a 6 leitos, dois pediátricos, pois há muitos acidentes com crianças e quatro adultos. Com isso resolveríamos o problema, pois o queimado tem que ficar em uma área isolada e o enfermeiro que atende essa ala, não pode atender outras patologias devido a possíveis infecções”.

EDUCAÇÃO

Para Lapena a educação de Araraquara tem qualidade, mas pode ser melhorada. “Os professores precisam ser valorizados, temos que ter um PCCV para os profissionais que os estimule a continuar estudando, temos que valorizar financeiramente. Quando falamos de educação, falamos de todo um sistema, agente educacional, merendeira, porteiro, muitos estão desanimados na prefeitura, quando chegam a um certo grau, sabem que não vão progredir, vamos mudar isso. Nós acreditamos que desde as creches até o ensino fundamental deve ser período integral, metade ensino e outra metade lúdico, esporte, reforço, para que estas crianças não fiquem nas ruas enquanto os pais estão trabalhando. Essas crianças teriam um conteúdo global e não só educativo”.

Ele acredita ainda que a prefeitura possa arcar com as despesas, pois quer implantar uma gestão racional e, não política que só privilegia comissionados. “Temos que privilegiar o servidor de carreira, a economia”. E para isso, caso seja eleito quer extinguir cargos comissionados, carros alugados, celulares, rever todos os contratos e licitações para reduzir custos e conseguir fazer mais pelos servidores e população que se utiliza dos serviços que muitas vezes são precários.

SEGURANÇA

Um dos pontos que o candidato pretende rever é a respeito da Guarda Civil Municipal, que hoje se sente desprestigiada e muito poderia fazer pelo quesito segurança na cidade. De acordo com Lapena, seu vice Coronel Prado, é especialista em segurança, comandou vários batalhões em cidades onde as Guardas Municipais estavam qualificadas, preparadas e inclusive armadas.

“Em Araraquara temos uma GCM andando de carro velho, sede caindo, não há bases. Quando vereador eu propus muitas qualificações como: sede adequada, bases comunitárias, armamento pesado, treinamento, veículo de qualidade, coletes, roupas de proteção, valorização do profissional, seguro de vida, fiz essas propostas na Câmara Municipal e foi rejeitada. Hoje Coronel Prado já estuda com as melhores Guardas do Estado, um modo de oferecermos isso com a melhor qualidade, para que nossa GCM tenha o mesmo treinamento da Polícia Militar”.

EMPREGOS

Empregos dependem de que empresas venham para Araraquara. E para que isso aconteça o candidato diz que tem um sonho, o conceito de Aerotrópoles, que consiste em um aeroporto bom que a cidade tem e está inativo, juntamente com as rodovias que cruzam o estado e também as ferrovias, fazendo um porto seco, para que se possa fazer importação e exportação. “Com isso, várias empresas vão se instalar para produzir e teremos um centro logístico fantástico. Isso vai gerar muitos empregos, trazendo renda para a população, tributos ao município e um grande crescimento para a cidade”.

PORQUE VOTAR EM LAPENA

O candidato afirma que tanto ele como seu vice Coronel Prado, tem vidas independentes da política, e acreditam que estão preparados para administrar a cidade de maneira técnica e não de maneira política. “Temos um grupo de pessoas extremamente qualificadas, projetos, programas diferenciados que podem ser conferidos no site do TSE (CONHEÇA O PLANO DE GOVERNO). Fui vereador por dois mandatos, conheço como funciona a prefeitura, fiscalizações e legislações, portanto, estou qualificado para ser prefeito de Araraquara”, finalizou o candidato.

Você pode conferir a entrevista completa de Dr. Lapena