Home Política

Edinho sanciona lei que cria o Dia Municipal do Químico

Iniciativa foi proposta pelo vereador José Carlos Porsani (PSDB) e aprovada pela Câmara Municipal

306
Vereador José Carlos Porsani e o prefeito Edinho durante assinatura do documento

O prefeito Edinho assinou nesta segunda-feira (22) a sanção da lei que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia Municipal do Químico, a ser comemorado anualmente em 18 de junho. A iniciativa é do vereador José Carlos Porsani (PSDB) e foi aprovada pela Câmara Municipal.

O Dia do Químico é celebrado em 18 de junho porque nessa data, em 1956, o presidente Juscelino Kubitschek assinou a “Lei Mater dos Químicos”, regulamentando a profissão e criando o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Química.

“Em qualquer área, o químico está envolvido. É uma classe trabalhadora que está em várias atividades. Seu trabalho é fundamental para a evolução da humanidade”, afirmou Porsani, que também esteve presente no ato de assinatura.

“A Química é o ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades”, explicou o parlamentar no texto de justificativa do projeto de lei.

Edinho enalteceu a iniciativa do vereador. “É uma lei muito importante do vereador Porsani, pois reconhece a importância de uma categoria fundamental para a prestação de serviços para a comunidade, bem como a pesquisa e a ciência, que sempre devem ser fortalecidas e enaltecidas por todas as suas contribuições para a sociedade”, afirmou o prefeito.

O vereador Jeferson Yashuda (PSDB) e o chefe de gabinete, Alan Silva, também acompanharam o ato de sanção da lei.