Home Política

Edinho se reúne com ambulantes da área de alimentação

Em seu Programa de Governo, Edinho apresenta diversas propostas para o setor

104
Edinho com os ambulantes neste sábado à tarde

Na tarde deste sábado (24), o prefeito Edinho Silva participou de uma reunião com trabalhadores ambulantes da área de alimentação. O encontro, que respeitou todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, ocorreu no Espaço D´Vinni, na Vila Xavier, que recebeu cerca de 25 ambulantes cadastrados no Município.

“Falamos sobre algumas medidas já realizadas, buscando garantir os direitos a obrigações desse setor da economia solidária que tem gerado renda para as famílias. Sinto-me bastante feliz em saber que as políticas implementadas pelo nosso governo têm sido efetivas, e melhoram as condições de trabalho desse setor da nossa população. Agradeço pela oportunidade dessa conversa e da possibilidade de apresentação das nossas propostas”, disse o prefeito.

A reunião também contou com a presença de Damiano Neto (vice-prefeito), Amanda Vizoná (secretária de Planejamento e Participação Popular), Juliana Agatte (secretária de Gestão e Finanças), Camila Capacle (coordenadora executiva do Trabalho e da Economia Criativa e Solidária) e Giovana de Arruda (que coordena a rede de CRAS – Centro de Referência da Assistência Social).

AÇÕES IMPORTANTES PARA O SETOR

No atual mandato de Edinho, vários eventos importantes para os ambulantes do setor alimentício foram retomados e fortalecidos, como a Facira, que reuniu 200 mil pessoas em sua última edição, em 2019. Outros exemplos são o Araraquara Rock, a Festa do Trabalhador, o Carnaval, o Festival de Música Autoral, o Natal Mágico e eventos relacionados ao Dia da Consciência Negra e Dia das Mulheres.

Além disso, o Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR) recebeu mais de 500 eventos de 2017 a 2019, que atraíram aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. Edinho promoveu ainda o Congresso Internacional de Participação Popular e Economia Solidária e trouxe para a cidade vários jogos universitários como como Interunesp, JUCA, Jogos da Medicina, Economíadas, JUA, entre outros.

Edinho também incentivou o cooperativismo com o início de quatro novas cooperativas de trabalho, ofereceu apoio e assessoria a 22 empreendimentos econômicos e solidários, criou as Feiras nos Territórios e apoiou pequenas e médias empresas com um investimento de R$ 16 milhões, além de fortalecer a Incubadora de Empresas em uma parceria com a Unesp.

PROPOSTAS

Em seu Programa de Governo, Edinho apresenta diversas propostas para o setor, como a criação de uma estrutura que fortaleça o ciclismo turístico e esportivo, a criação da incubadora de startups, a criação do programa de feiras da pequena produção e dos assentamentos e o fortalecimento da Facira. Ele ainda propõe atrair novas empresas, apoiar as empresas locais e ampliar aqualificação profissional (especialmente da juventude nos Centros de Cultura Digital).

O Programa de Governo também prevê a criação de um programa que mantenha diálogo permanente com o comércio ambulante informal, em especial  regulamentando e criando espaços específicos para o seu funcionamento.

Edinho também prevê estruturar e ampliar a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária, criando um espaço voltado ao turismo, de modo a movimentar a economia e criar renda para as famílias. Existem ainda propostas para fortalecer a economia criativa nos Territórios, criar um centro de comércio solidário, criar um Programa de Empreendedorismo para a Economia Criativa, criar o Centro Produtivo de Economia Solidária e Saúde Mental, criar um banco comunitário e uma moeda social, entre outras, que podem ser conferidas no Programa de Governo.