Home Política

Massagista da Ferroviária, Marquinhos recebe Medalha de Mérito Desportivo na Câmara

João Marcos Bezerra dos Santos trabalha na equipe de futebol de Araraquara há mais de 30 anos e foi homenageado pela Mesa Diretora do Legislativo

0
A homenagem foi entregue em Sessão Solene na noite de quinta-feira (11), véspera do aniversário de 74 anos da Ferroviária, e é de autoria da Mesa Diretora — após indicação do presidente do Legislativo, Paulo Landim (PT)

A Câmara Municipal entregou a Medalha de Mérito Desportivo a João Marcos Bezerra dos Santos, o Marquinhos massagista da Ferroviária, que trabalha no time de futebol de Araraquara há mais de 30 anos.

A homenagem foi entregue em Sessão Solene na noite de quinta-feira (11), véspera do aniversário de 74 anos da Ferroviária, e é de autoria da Mesa Diretora — após indicação do presidente do Legislativo, Paulo Landim (PT).

Marquinhos começou sua trajetória no clube grená como gandula, foi auxiliar de roupeiro e, desde 2003, integra a comissão técnica como massagista.

“Marquinhos não é apenas um membro da equipe. Ele é parte integrante da família grená há mais de três décadas. Sua dedicação e amor pelo clube e pela cidade são exemplos a serem seguidos por todos nós. A Medalha de Mérito Desportivo é o reconhecimento pelo seu talento e dedicação e, também, uma expressão de gratidão pela sua contribuição ao esporte e à nossa comunidade”, afirmou Landim.

O diretor-presidente da Ferroviária SAF, Juliano Malara, revelou que Marquinhos é o funcionário mais antigo em atividade no clube. “É uma homenagem mais do que justa. O Marquinhos tem uma vida dedicada à Ferroviária. Todos sabem as dificuldades que a Ferroviária atravessou, grandes crises. Por pouco, a Ferroviária não desapareceu, como vários outros times aqui no interior de São Paulo. Para você estar lá passando por tudo isso, você é um abnegado, além de um apaixonado. Trabalhar do jeito que você trabalha, a despeito de todas as dificuldades que a gente atravessa. Essas pessoas que fazem a Ferroviária. E a gente vai colocar a Ferroviária no devido lugar”, disse.

Representando o locutor esportivo José Roberto Fernandes, da equipe “Os Campeões da Bola”, o repórter Diego Coxi contou histórias de bastidores envolvendo o trabalho de Marquinhos. “Muitas vezes, o Marquinhos, junto com o ‘Pato’ e o estafe da Ferroviária, é o primeiro a chegar e o último a sair do estádio com sua mala, sua mochila. É uma justíssima homenagem. O Marquinhos tem um grande coração. Às vezes, nós vamos a alguns estádios que não têm água, e o Marquinhos está sempre lá oferecendo água para a imprensa e para a torcida em um calor escaldante de Ribeirão Preto, de São José do Rio Preto”, relatou Coxi.

Rodrigo Coutinho Sossolote, o Soró, utilizou a palavra em nome da torcida afeana. “Marquinhos, receba esse título não só de nós, mas da cidade de Araraquara, por tudo o que você faz ao esporte. E as lembranças têm de ser feitas em vida”, disse.

O homenageado fez agradecimentos aos responsáveis pela iniciativa de entrega da honraria. “Só tenho a agradecer por esse reconhecimento. E à minha família, que sempre está do meu lado. Que Deus continue abençoando a vida de cada um aqui. Muito obrigado”, afirmou Marquinhos.

Também estiveram presentes no evento o gerente de futebol da Ferroviária, Giovanni Coutinho, e o diretor financeiro, Júlio Carneiro, entre outros funcionários do clube; torcedores do time de Araraquara; além de familiares e amigos do homenageado.

A Sessão Solene teve transmissão ao vivo pela TV Câmara e ainda pode ser assistida na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.

BIOGRAFIA

João Marcos Bezerra dos Santos nasceu em Araraquara, em 2 de fevereiro de 1975, filho de Pedro Bezerra dos Santos e Maria do Carmo. Tem três irmãs: Márcia, Ruth e Denise. É casado com Maria França da Silva e pai de Ana Carolina, Ana Júlia e Ana Vitória.

É formado em Enfermagem pelo Centro Educacional e Técnico de Araraquara (Cetec). O homenageado começou como massagista da Ferroviária nas categorias de base. Desde 2010, Marquinhos está no time profissional e integrou a comissão técnica vice-campeã da Série A3 do Campeonato Paulista em 2010, campeã da A2 em 2015, vice-campeã da Copa Paulista em 2016 e 2018, campeã da Copa Paulista em 2017 e vice-campeã do Brasileiro da Série D em 2023.