Home Destaques

Memorial e azitromicina: sugestões para uma cidade em pandemia

Os vereadores Filipa Brunelli, Carlão do Jóia e João Clemente abordam assuntos relacionados ao coronavírus nesta edição do ZumZumZum

327
Clemente, Filipa e Carlão estão na coluna ZumZumZum

Monumento histórico

A indicação da vereadora Filipa Brunelli (PT) sugerindo ao Executivo monumento em memória das vítimas da covid-19 gerou dezenas de comentários nas redes sociais, a maioria espinafrando a parlamentar. Na página do Portal RCIA, Miriam Fortunato escreveu: “Ninguém quer monumento pra lembrar tristezas, projeto mórbido”. Outra opinião contra a iniciativa foi de Neuza Martim. “O povo não precisa de monumento. Precisa de trabalho e comida.”

Monumento 2

Para Filipa, “o monumento desempenhará papel fundamental de referencial para as próximas gerações, tanto no direito de lembrar quanto no dever de não esquecer”. Segundo a parlamentar, a obra se justifica “dado o contexto atual em que já há cerca de 280 mil mortes registradas causadas pela covid-19 no Brasil e o avanço político-ideológico do negacionismo e obscurantismo, que tem se manifestado em todas as esferas da vida, principalmente no que se refere à ciência.”

Pulverizando álcool

O leitor Rafael Simão comparou a ideia da vereadora petista à sugestão do presidente da Câmara de Canela/RS durante uma sessão na cidade gaúcha. “Você também quer que um helicóptero jogue álcool gel na cidade???”, provocou. Em defesa de Filipa, vale lembrar que ela propôs a redução temporária do salário de vereadores e assessores para investir no combate à pandemia. Porém, apesar de nobre, esse projeto é inconstitucional.

Criminosos e ameaças

A polêmica deve marcar o mandato da primeira vereadora trans eleita em Araraquara. No domingo, após as manifestações pró-Bolsonaro ocorridas na cidade, Filipa se manifestou nas redes sociais, chamando os participantes de “criminosos”, o que gerou ofensas em sua página. No pequeno expediente da última sessão, ela disse que vai responsabilizar judicialmente os que destilaram “ódio, lgtbfobia e ameaças” à sua integridade física.

Grande Pequeno Expediente

No pequeno expediente das sessões é possível conhecer a opinião dos vereadores. O Patriota Carlão do Jóia condenou o lockdown e defendeu o tratamento preventivo contra a covid. Ele e seus familiares tiveram a doença e tomaram azitromicina, zinco e vitamina D. Já João Clemente (PSDB), mais diplomático, ressaltou a necessidade de diálogo entre os empresários e o Executivo para contornar a situação caótica que se abateu na economia da cidade.

A Coluna ZumZumZum é publicada às terça e quintas-feiras no Portal RCIA