O prefeito Edinho Silva (PT) participou nesta quinta-feira de reunião com prefeitos da região, diretoria do Departamento Regional de Saúde (DRS 3) e representantes do Governo do Estado. Segundo informou nas redes sociais, os municípios estão planejando um lockdown regional para conter a covid-19.
“A situação da pandemia é muito crítica em toda a região. Segundo o DRS 3, em maio, 88 pacientes com covid-19 morreram em toda a região aguardando um leito de UTI no sistema de regulação de vagas, o Cross”, ressaltou.
Araraquara atingiu o índice de fechamento das atividades previsto em decreto pelo terceiro dia seguido, o que configura a necessidade do lockdown “para salvar vidas e para que nosso sistema de saúde não entre em colapso nas próximas semanas”.
Os detalhes do novo decreto, a ser divulgado ainda nesta quinta-feira (17), estão sendo elaborados para publicação na sexta (18). De acordo com o chefe do Executivo, as medidas restritivas serão importantes para conter a transmissão do coronavírus enquanto a vacinação ainda avança.
“A previsão é de que a vacina chegue até os 40 anos de idade até a primeira semana de julho. Enquanto isso, precisamos do isolamento social e dos cuidados preventivos”, acrescentou Edinho.
Estiveram com o prefeito de Araraquara na reunião o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a secretária de Saúde, Eliana Honain; e o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior.
Participaram online Edna Martins, Jorge Bedran e Fernando Medeiros, representando o Governo do Estado; o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS 3), Jeferson Yashuda; além dos prefeitos e representantes dos municípios.