Home Destaques

Agente de trânsito é preso por usar dinheiro público para abastecer seu carro

Servidor Público usava cartão destinado ao abastecimento de viaturas da Guarda Municipal e também o utilizava para encher o tanque do seu carro.

293
Segundo consta o uso do cartão é para abastecimento vinha sendo monitorado

Um funcionário público municipal está recolhido à Cadeia Pública de Santa Ernestina, 54 km distante de Araraquara. Sua prisão aconteceu no momento em que abastecia o seu veículo (particular) com um cartão que permite a compra de combustível apenas para a frota da Prefeitura Municipal.

A prisão do servidor se deu graças ao monitoramento efetuado pelos agentes da DIG e aconteceu na tarde desta quarta-feira (16). Os investigadores já haviam recebido informações da própria prefeitura sobre a ação criminosa do funcionário. A partir daí se deu o acompanhamento.

O servidor que tem 45 anos foi abordado pela polícia logo após abastecer o veículo e no começo negou que estaria cometendo algum tipo de delito, no entanto, o cartão que seria para ser usado no abastecimento de uma viatura de trânsito havia sido utilizado para abastecer um carro particular.

O que contribuiu com o sucesso da operação foi a série de imagens mostradas pelo sistema de monitoramento e nelas está o momento em que – o servidor usa o cartão. Com isso acabou confessando o crime.

Ele acabou sendo detido e responderá por peculato, abuso de confiança e o uso de meios para proveito próprio, atitudes condenáveis para quem atua no funcionalismo público.

NOTA DA SECRETARIA

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública esclarece que a apuração e levantamento das informações que culminou com a prisão do agente de trânsito foram feitas pela administração pública municipal, através dos mecanismos de controle adotados.

Em razão da suspeita de prática de crime de peculato, o agente em questão passou a ser monitorado, o delito foi detectado e a denúncia foi encaminhada à Polícia Civil, que efetuou a prisão.

Depois disso, dando encaminhamento ao caso, a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública instaurou processo administrativo disciplinar.